Seguem abaixo algumas Dicas e Soluções para configurações de softwares
que serão utilizados pelo sistema SADP.
Instalação de VISUALIZADORES gratuitos para abrir arquivos.
Seguem alguns links de visualizadores gratuitos.
- AutoCAD
Volo View Express
arquivos: dwg, dxf , dwf, etc.
http://www.autodesk.com/voloviewexpress
DWF Viewer
arquivos: dwf
http://www.autodesk.com/dwfviewer
- Microsoft Office
arquivos: Word, Excel, Outlook, PowerPoint, Access, Project, etc.
http://office.microsoft.com/Assistance/9798/viewerscvt.aspx
- Compactadores
WinZip http://www.winzip.com
PowerArchiver http://www.powerarchiver.com
- Visualizadores de PLTs
BitView
arquivos: plt, hpgl, etc.
http://www.tgsoft.ch/english/products/bit-view.htm
ViewCompanion
arquivos: dwf, dxf, plt, etc.
http://www.softwarecompanions.com/viewcomp.html
AutoVue
arquivos: dwg, dxf, dwf, etc.
http://www.cimmetry.com/AutoCAD_viewer.html
GerbView
arquivos: dwf, dxf, plt, etc.
http://www.softwarecompanions.com/gerbview.html
Como configurar e utilizar software de FTP - LeechFTP.
Qualquer software de FTP poderá ser utilizado no sistema SADP. Os mais conhecidos no
mercado são o CuteFTP (http://www.cuteftp.com) e o WS-FTP (http://www.ipswitch.com).
O CuteFTP possui uma versão de testes que vale por 30 dias e, o WS-FTP possui uma versão
gratuita (WS-FTP95) porém, muito pobre em recursos.
Nós estamos recomendando a utilização do LeechFTP que além de gratuito e sem limite de
tempo de utilização, possui vários recursos para leigos no assunto e de fácil utilização.
LeechFTP que pode ser encontrado no endereço: http://stud.fh-heilbronn.de/~jdebis/leechftp/downloads.html (versão 1.3 Build 207 - 620 k)
ou no endereço alternativo http://www.download.com/3000-2356-10122208.html
Instalação
Crie no seu drive C:, dentro de 'Arquivos de Programas' uma pasta de nome LeechFTP e, no site
acima, faça o download do arquivo LFTP13.zip e descompacte neste nesmo diretório. Após descompactado,
acione o programa SETUP.EXE para executar a instalação.
Se deseja criar um atalho direto da área de trabalho, quando estiver na área de trabalho click com o
mouse da direita na tela limpa e selecione 'novo', 'novo atalho' e, na linha de comando acione o botão
'procurar' e siga até o diretório 'c:\Arquivos de Programas\LeechFTP' e selecione o arquivo LEECHFTP.EXE.
Selecione 'Abrir', 'Próximo' e 'Concluir'.
Obtenção de dados
Cada Cliente do sistema SADP, possui o seu próprio endereço de acesso e, cada um dos Coordenadores
do mesmo Cliente, possuem diferentes áreas temporárias de armazenamento assim, é importante que antes
de configurar o LeechFTP, seja anotado o endereço de acesso e o 'login' e a 'senha' de acesso.
Para isto, basta se conectar no SADP como Usuário e, nas opções de UpLoad serão apresentadas as
informações de endereço de acesso, login e senha.
Por exemplo, vamos imaginar que exista a empresa Cliente do sistema SADP de nome 'Construtora Azul' e
que um de seus coordenadores no sistema seja a 'maria' assim, quando os Usuários se logarem no
sistema, provavelmente vão encontrar informações do tipo: endereço de acesso - ftp://ftp.azul.sadp.com.br/SADP/U003maria,
login 'ftpaz' e senha 'ftpaz'. Com estas informações iremos confifurar o acesso à área temporária
pelo LeechFTP.
Criando e Configurando acessos
Ao acionar o LeechFTP, selecione no menu 'file', 'bookmark' (ou acione o ícone do livro, terceiro da esquerda para direita)
que será apresentado um quadro aonde estarão os vários endereços, logins e senhas das várias empresas Clientes do sistema
SADP que o Usuário necessita ter acesso.
Iremos criar uma PASTA (folder) para cada empresa Cliente e, um ou mais endereços (bookmarks) para
cada diferente Coordenador daquela empresa.
- [1] selecione no menu do quadro 'bookmarks', 'Edit' - 'AddFolder' (adicionar pasta)
- [2] aparece no quadro esquerdo um campo para digitar o nome da pasta que deverá ser o nome do Cliente SADP (ex: 'Construtora Azul' ou só 'Azul')
- [3] criada a pasta, click com o mouse nela para ficar selecionada
- [4] selecione no menu do quadro bookmarks, 'Edit' - 'AddBookmark' (adicionar endereço)
- [5] no quadro apresentado selecione a guia 'login information'
- [6] digite em HOST OR URL: o endereço de acesso fornecido no site, sem o 'ftp://' inicial e até o .com.br (no exemplo que demos da Construtora Azul, digitaríamos ftp.azul.sadp.com.br)
- [7] digite em USERNAME e PASSWORD o login e a senha em letras minúsculas fornecido no site (no exemplo ftpaz em ambos) e selecione abaixo a opção PERSONAL LOGIN.
- [8] digite em REMOTE DIRECTORY o endereço complementar do Coordenador que faz parte do endereço fornecido no site e começa com SADP/U... (no exemplo SADP/U003maria).
- [9] na guia 'ADVANCED SETING', no campo para LOCAL DIRECTORY, acione o botão à direita e siga até o seu drive local ou da rêde mais próximo de onde estão ou estarão os seus arquivos que serão transferidos para este Cliente.
- [10] acione o botão OK para que este bookmark fique guardado sendo que, será questionado o 'nome' para o bookmark o qual aconselhamos que seja dado o nome do Coordenador ao qual o endereço em [8] se refere (no exemplo Maria).
- [11] repita a operação a partir de [4] incluindo outros Coordenadores da mesma empresa Cliente do sistema SADP.
- [12] repita a operação a partir de [1] para as várias empresas Clientes do sistema SADP com quem trabalha.
Acessando e transferindo arquivos no dia a dia
Após os endereços configurados, estes ficarão guardados não sendo mais necessário entrar com estas informações.
Assim, para utilizarmos estes recursos diariamente devemos:
- [a] acione o LeechFTP
- [b] acione no menu 'file' - 'bookmark' ou o ícone do livro (terceiro da esquerda para direita)
- [c] no quadro bookmarks, do lado esquerdo, selecione a empresa Cliente do SADP (pasta) para quem vai enviar arquivos
- [d] selecionada a empresa (pasta), irão aparecer do lado direito um ou mais endereços dos Coordenadores (bookmarks). Com o mouse click duas vezes no Coordenador para quem irá enviar arquivos
- [e] aguarde estabelecer a conexão pela internet sendo apresentados 3 quadros. No do centro serão mostrados os seus arquivos locais da sua rêde no diretório que foi configurado anteriormente em [9] e, do lado direito os arquivos que estão na área temporária do Coordenador selecionado.
- [f] o quadro da esquerda mostra status como 'operações a serem realizadas em espera' (queue), 'andamento das operações' (threads), 'falhas nas operações' (failures)
- [g] selecione um ou mais arquivos do seu diretório no quadro central e, transfira os arquivos para a área temporária ou pelo menu ('local' - 'Upload Files'), ou 'arrastando' os arquivos selecionados para o quadro da direita ou, pelo ícone com a flexa para cima (UpLoad)
IMPORTANTE: um ótimo recurso do LeechFTP é que não é necessário esperar terminar a transferência de
um grupo de arquivos deste diretório para selecionar arquivos de outro diretório a serem transferidos. Quando disparamos
uma tarefa (queue) podemos de imediato selecionar arquivos de outro diretório para serem enviados para a mesma área temporária produzindo uma nova tarefa.
Também poderemos enviar arquivos para outro Coordenador ou outro Cliente, bastando re-iniciar conforme acima descrito em [a] e, quando questionado se a atual conexão será mantida devemos responder SIM para que não se interrompa a primeira transmissão e seja possível fazer uma segunda para outro endereço.
PROXY: para os equipamentos que possuem proxy (máquina central de acesso) ou, alguns firewalls como o
InterNet Security que simulam um 'transparent proxy', é necessário configurar o LeechFTP corretamente.
- [i] no menu superior 'file' - 'options', na guia 'firewall' selecione 'PASV mode'
- [ii] nos bookmarks já configurados de cada empresa/Coordenador, será necessário alterar na guia 'conection settings' selecionando 'use proxy server for this connection'. Para editar e fazer esta alteração nos bookmarks já cadastrados, selecione o bookmark do Coordenador e acione no menu local 'edit' - 'edit bookmark'
Tenho que compactar um por um dos arquivos isoladamente e criar uma lista com nomes.
Liberada Versão 1.10 em 11/jun/2003 - verificação de compactador
Liberada Versão 1.9 em 09/mar/2003 - gravação de comentários, renomeamentos e variáveis
Liberada Versão 1.8 em 02/jan/2003 - correção de leitura de arquivos .gSADP
Liberada Versão 1.7 em 10/out/2002 - renomeamento automático de arquivos estilo padrão ASBEA
Liberada Versão 1.6 em 05/set/2002 - ajustes para utilizar PowerArchiver
Liberada Versão 1.5 em 24/mai/2002 - copia comentários de outro arquivo e template
Liberada Versão 1.4 em 28/mar/2002 - permite descompactar vários arquivos ZIP
Liberada Versão 1.3 em 07/fev/2002 - cria Múltiplo Cadastramento sem compactar
Liberada Versão 1.2 em 13/jan/2002 - gravação dos Grupos
Liberada Versão 1.1 em 09/jan/2002 - inclusão de comentários
As ferramentas de compactação (WinZip / PkZip / PowerArchiver / etc) não são
muito amigáveis quando desejamos compactar um por um dos arquivos isoladamente,
procedimento usual nas operações do sistema SADP.
Detectamos que os Usuários do sistema que necessitam cadastrar vários arquivos
simultaneamente e, de preferência compactados um a um, encontra muita dificuldade
em utilizar estas ferramentas para compactação isolada destes arquivos assim,
resolvemos criar uma ferramenta auxiliar para solucionar este problema.
A Sistrut desenvolveu um aplicativo para atender a necessidade de
Coordenadores e Usuários do sistema SADP que permite compactar vários
arquivos em conjunto (padrão) ou isoladamente (novo), neste caso já
alterando o nome dos arquivos de maneira apropriada ( abc123.dwg para
abc123-dwg.zip ; abc123.plt para abc123-plt.zip ; etc ) .
Permite que sejam selecionados vários arquivos em cada grupo ( vários
.plt e vários .dwg por exemplo em cada grupo ) e, compacta os arquivos
já criando o arquivo texto com o nome dos vários arquivos a serem
transferidos e posteriormente cadastrados pelo 'múltiplo cadastramento'.
Esta ferramenta foi desenvolvida baseada nos comentários e necessidades
dos Coordenadores e Usuários que estão tendo que compactar um por um dos
arquivos isoladamente e digitar o nome de cada um dos arquivos a ser compactado.
Seguem abaixo os procedimentos de instalação do programa.
OBSERVAÇÕES:
O programa 'SADPzip' funciona em conjunto com o aplicativo 'WinZip'
assim, teremos abaixo os procedimentos de instalação de ambos os aplicativos.
O aplicativo 'SADPzip' também poderá funcionar com outros compactadores como
o PkZip, PowerArchiver, etc. porém, será necessário configurar o programa 'SADPzip'
na própria tela de utilização para os padrões destes outros aplicativos.
[1] SADPzip (instalação)
Como fazer o DownLoad do SADPzip ?
SOMENTE ATUALIZAÇÃO ... (para quem já tem instalado)
a) acione o site http://www.sistrut.com.br/DownLoad/Free/SADPZIP.EXE
(197.632 bytes)
acione o site http://www.sistrut.com.br/DownLoad/Free/SADPzip-MANUAL.txt
(11.284 bytes)
acione o site http://www.sistrut.com.br/DownLoad/Free/SADPzip.template
(5.247 bytes)
copie o executável e os textos por cima dos já existentes
PRIMEIRA INSTALAÇÃO ...
a) acione o site http://www.sistrut.com.br/DownLoad/Free/SADPzip.zip
(2.587.926 bytes)
b) salve o arquivo em um diretório 'c:\Arquivos de Programas\SADPzip'
de preferência
c) utilize o programa WinZip para descompactar o arquivo SADPzip.zip
em um diretório temporário.
d) dentre os programas descompactados, acione o programa SETUP.EXE
e) instale o programa SADPzip de preferência no mesmo diretório em que
foi feito o download c:\Arquivos de Programas\SADPzip
f) para maiores informações sobre a utilização, neste mesmo diretório
veja o arquivo SADPzip-MANUAL.txt
[2] WinZip (instalação e atualização)
IMPORTANTE: o SADPzip necessita a versão 8.0 ou superior do aplicativo
WinZip, seja da versão registrada (comprada) ou da versão de teste (free).
IMPORTANTE: além da instalação tradicional do WinZip, é necessária a
instalação também do 'WinZip Command Line Support Add-On for Windows'.
Este driver adicional permite que outros aplicativos (SADPzip) acionem o WinZip diretamente.
Como fazer o DownLoad do 'WinZip' ?
Quem ainda não possui o WinZip ou possui versão anterior a versão 8.0:
a) acione o site http://www.winzip.com
b) os que possuem versão gratuíta ...
acione o link 'DownLoad Evaluation Version'
os que possuem versão comprada e desatualizada ...
acione o link 'DownLoad Free Upgrade'
c) faça a instalação ou atualização antes da próxima etapa
OBS: a instalação do WinZip é normalmente feita (default) no drive
'c:\Arquivos de Programas\WinZip' ou 'c:\Program Files\WinZip' .
Mantenha este padrão se possível para não ter
que configurar o programa 'SADPzip' para outro diretório.
Como fazer o DownLoad do 'WinZip Command Line Support Add-On' ?
a) quem possui o CD de versão 8.0 ou superior, deve atualizar pelo CD
b) quem atualizou a versão pela internet ou possui versão Free deve:
acione o site http://www.winzip.com
acione o link 'Other DownLoads'
acione o link 'DownLoad' the WinZip Command Line Support Add-On
acione o Download 'WinZip Command Line Support Add-On'
arquivo WZCLINE.EXE 288.232 bytes
c) ao fazer o DownLoad, salve de preferência no mesmo diretório aonde
já está implantado o WinZip ('c:\Arquivos de Programas\WinZip' ou
'c:\Program Files\WinZip').
[3] PowerArchiver (instalação e atualização)
Quem ainda não possui o PowerArchiver:
a) acione o site http://www.powerarchiver.com/download/
Escolha fazer download da versão 2002, 8.0 ou superior
de Phoenix USA.
b) faça a instalação ou atualização antes da próxima etapa
Salve o arquivo em C:\Arquivos de Programas\PowerArchiver
Será salvo o arquivo powarc800.exe com 2.277 kb ou nova versão
Faça também o download do 'PowerArchiver Command Line versão 3.01'
Na mesma página um pouco mais abaixo.
Click no link 'Phoenix, USA'
Salve o arquivo em C:\Arquivos de Programas\PowerArchiver
Será salvo o arquivo pacl301.exe com 1.052 kb ou nova versão
Para instalar os programas, acione inicialmente o POWARC800.EXE e
escolha a instalação no mesmo diretório aonde ele foi copiado.
Faça o mesmo procedimento para PACL301.EXE
OBS: na instalação do PACL301.exe, o default é instalar no diretório
C:\PACL, caso isto seja feito ao invés de perguntar aonde instalar,
'arraste' a pasta PACL que está em 'C:\' para dentro da pasta
'C:\Arquivos de Programas\PowerArchiver'
Quando o programa POWERARCHIVER é instalado, ele se auto configura
como o programa principal para os arquivos ZIP . Basta acionar
novamente o WINZIP ou qualquer outro programa que esteja utilizando
que será redirecionada a associação dos arquivos .ZIP para o
programa default.
Caso apareça no seu menu do explorer quando acionado o botão do mouse
da direita, uma série de 'links' para o PowerArchiver', acione o
PowerArchiver e em [options] [configuration], selecione a guia
[shell extensions] e desmarque a opção
[ ] use explorer shell extensions
c) Configurar o SADPzip para utilizar o PowerArchiver
Na linha de acionamento do ZIP preencher :
C:\Arquivos de Programas\PowerArchiver\PACL\PACOMP
Na linha de comando adicional devemos deixar em branco
Para utilizar o PowerArchiver também para descompactar vários
arquivos .zip, devemos preencher da seguinte forma na linha
de acionamento :
C:\Arquivos de Programas\PowerArchiver\PACL\PACOMP*PAEXT
Recebo vários emails... como desviar emails recebidos para uma pasta específica.
O sistema SADP se utiliza do envio de mensagens através de emails para
informar o Cliente e os Usuários das operações importantes que estão sendo
realizadas pelo próprio Cliente ou pelos Usuários.
Para que estas mensagens sejam redirecionadas para uma pasta própria do
Cliente e dos vários Projetos nos quais o Usuário está cadastrado, é
possível configurar o seu programas de recebimento de mensagens por email
(outlook, outlook express, navigator) de forma a que estas mensagens sejam
automaticamente redirecionadas para uma pasta específica ao invés de ficar
na pasta 'caixa de entrada' .
Como proceder ?
O sistema de envio de emails está preparado para incluir
no cabeçalho da mensagem, informações do CLIENTE e quando
for o caso, da OBRA a qual a mensagem se refere.
Na composição automática do email pelo sistema, o campo
DE / FROM : estará preenchido de forma a ser reconhecido de
onde a mensagem foi originada. Entende-se por originada,
CLIENTE e OBRA a qual a mensagem se refere.
Para entendermos melhor e utilizarmos as vantagens destas
informações, vejamos as seguintes informações:
{i} o mesmo CLIENTE da conta SADP, poderá ter várias
sub contas, um para cada administrador dentro do
procedimento operacional do sistema (ex: obras de
São Paulo, obras do Rio de Janeiro, etc)
Cada um destes administradores da conta do CLIENTE
possui o seu próprio 'login' (ex: ob_SP, ob_RJ, etc).
{ii} o mesmo administrador, poderá ter dentro da sua área
de trabalho, uma série de OBRAS em andamento (ex:
Edifício Mar Azul, Escola ZDR, etc)
Cada uma destas obras quando cadastradas pelo
administrador receberá também um 'Apelido' para uso
interno do sistema (ex: marazul, eZDR, etc)
{iii} os USUÁRIOS do sistema SADP devidamente cadastramos
e habilitados pelo administrador, poderão estar
cadastrados em vários administradores do mesmo CLIENTE
e ainda, em mais de uma OBRA do mesmo administrador.
Com esta estrutura definida, as informações do sistema poderão
ser filtradas e devidamente separadas em diferentes pastas,
uma para cada administrador / obra, sem a necessidade da
cópia / separação manual das mensagens (email) para as suas
respectivas pastas .
As mensagens recebidas terão no campo DE / FROM: o padrão
NomeDeQuemEnvia [ LOGIN_adm @ sistrut.com.br ]
NomeDeQuemEnvia [ LOGIN_obra . LOGIN_adm @ sistrut.com.br ]
aonde LOGIN_adm e LOGIN_obra serão conhecidos nos primeiros
emails recebidos do sistema .
Assim, devemos cadastrar no software de email (OutLook, Netscape,
etc) um primeiro endereço para o CLIENTE / Administrador no
formato:
nome: SADP - CLIENTE - Administrador
( ex: SADP - Machado Engenharia - Arq. Vânia )
email: LOGIN_adm @ sistrut.com.br
( ex: vania@sistrut.com.br )
E também para o recebimento de MENSAGENS deste administrador.
nome: SADP - CLIENTE - Administrador [MENSAGENS]
( ex: SADP - Machado Engenharia - Arq. Vânia [MENSAGENS] )
email: msg.LOGIN_adm @ sistrut.com.br
( ex: msg.vania@sistrut.com.br )
Repita adequadamente para os vários Administradores deste CLIENTE
Devemos cadastrar também no software de email um novo endereço
para cada OBRA que estamos participando, no formato:
nome: SADP - CLIENTE - Obra
( ex: SADP - Machado Engenharia - Edif. Mar Azul)
email: LOGIN_obra . LOGIN_adm @ sistrut.com.br
( ex: marazul.vania@sistrut.com.br )
E também para o recebimento de MENSAGENS desta obra.
nome: SADP - CLIENTE - Obra [MENSAGENS]
( ex: SADP - Machado Engenharia - Edif. Mar Azul [MENSAGENS])
email: LOGIN_obra . LOGIN_adm @ sistrut.com.br
( ex: msg.marazul.vania@sistrut.com.br )
Repita adequadamente para as várias obras que está participando.
Desta forma, com estes endereços cadastrados, poderemos configurar
o software de email para filtrar automaticamente toda mensagem
recebida de DE/FROM: e desviá-la para uma pasta específica do CLIENTE e da OBRA.
Como proceder ?
Outlook
No lado esquerdo na vertical aonde encontram-se as várias pastas disponíveis
(caixa de entrada, caixa de saída, excluídos, etc.), vamos inicialmente criar
uma pasta de nome SADP na área principal, de preferência sem estar 'pendurada'
em nenhuma outra pasta. Selecione com o mouse a área raiz e no menu superior
acione [Arquivos] [Nova Pasta]. Dê para esta pasta o nome SADP.
Agora, 'pendurado' nesta pasta principal SADP iremos criar todas as outras
pastas de diversos Cliente, Administradores e Obras.
Para criarmos a pasta de um administrador, selecionamos inicialmente a
pasta principal SADP e acionamos [Arquivos] [Nova Pasta]. Esta nova pasta
será criada 'pendurada' na pasta SADP e para ela deverá ser adotado o
nome 'SADP - CLIENTE - Administrador' (veja exemplo acima).
Repetiremos a operação criando as várias pastas para cada Administrador
(2 pastas - uma de operações e outra de MENSAGENS) e, as outras pastas
para cada um dos projetos (também 2 pastas - uma de operações e outra de
MENSAGENS).
Com as pastas criadas, iremos cadastrar os vários endereços de email referente
aos endereços do Cliente / Administrador e dos Projetos. Siga a orientação acima
para o cadastramento dos endereços do Administrador (2 endereços - um de
operações e outro de MENSAGENS) e, os outros endereços para cada um dos projetos
(também 2 endereços - um de operações e outro de MENSAGENS).
Selecione no menu superior [Ferramentas] [Assistente de Caixa de Entrada].
Acione o botão [Adicionar] e nas opções de 'quando chegar mensagem ..'
selecionar a opção DE: e acionar o botão de pesquisa de email na sua lista
de endereços cadastrados. Selecione por exemplo o endereço email já cadastrado
do Administrador 'SADP - CLIENTE - Administrador / LOGIN_adm@sistrut.com.br' e, logo após nas opções de
'executar a ação ..', selecionar MOVER PARA A PASTA: e acionar o botão de
pesquisa de pastas na sua lista de pastas já cadastradas. Selecione para
este exemplo a pasta 'SADP - CLIENTE - Administrador'.
Nas versões mais modernas do Outlook Express, deveremos selecionar no menu
superior [Ferramentas] [Regras]. Siga o mesmo procedimento definindo uma
regra para as mensagens que chegam na caixa de entrada.
Todas as mensagens serão automaticamente desviadas para as respectivas pastas
dos seus projetos sem que exista a necessidade de 'arrastar' estas mensagens para
as pastas dos seus projetos.
Não consigo arrastar arquivos para a janela FTP no Windows98.
Trata-se de uma limitação encontrada somente no Windows 98 em função da
sua configuração de nível de proteção.
Como proceder ?
InterNet Explorer
Selecione no menu superior [Exibir] [Opções de InterNet]. Selecione a guia [Avançado].
Acione o botão [Restaurar Padrões] e acione o botão [Aplicar].
Selecione agora a guia [Segurança] e selecione o nível [Baixo] e confirme a alteração.
Selecione a guia [Geral]. Acione o botão [Excluir Arquivos Temporários] de preferência em off-line
ou sem nenhuma página carregada no navegador. Acione agora o botão [Configurações]
e acione o botão [Exibir os Objetos]. Selecione o primeiro com um único click do
botão da esquerda do mouse. Com o botão da direita do mouse também click uma única
vez por cima deste objeto selecionado e, no menu apresentado acione [Atualizar].
Repita a operação para todos os objetos da lista.
Feche o InterNet Explorer e reinicie o equipamento [Iniciar] [Desligar]
[Reinicializar o computador] .
Ao solicitar DownLoad o sistema não pergunta aonde gravar e abre o arquivo.
Ao solicitar o recebimento de um arquivo pré-armazenado no sistema, espera-se
que seja solicitado o local (drive e diretório) aonde este arquivo será salvo.
Em algumas configurações o sistema não solicita este local, executa o download
em uma área temporária de trabalho e abre o arquivo com o programa apropriado.
Como proceder ?
Windows Explorer
Selecione no menu superior [Exibir] [Opções]. Selecione a guia [Tipos de Arquivo].
Será apresentado um quadro de rolagem com várias opções de tipo de arquivos. Selecione a
primeira opção e veja as informações que são apresentadas para esta opção. Por exemplo,
quando selecionarmos a opção referente aos arquivos Word, será mostrada a
informação que este programa Word será acionado. Click no botão [Editar] e,
dentre as informações apresentadas, habilite a opção [Confirmar abertura após download].
Repita esta operação para os vários ítens deste quadro de rolagem que sejam de seu
interesse (Word, Excel, AutoCAD, PowerPoint, etc).
Localize também os itens [URL-Protocol ...] e Click no botão [Editar].
Habilite a opção [Confirmar abertura após download] para cada um.
Painel de Contrôle
Selecione [Opções de InterNet]. Selecione a guia [Segurança].
Selecione a opção (o) 'Nível Personalizado' e em seguida o botão [Configurações].
Dentro do quadro de rolagem encontrar o ítem 'Transferências' ou 'DownLoad'. Para
o sub-ítem 'Transferência de Arquivos' selecione a opção ATIVAR e, para o sub-ítem
'Transferência de Fontes' selecione a opção CONFIRMAR.
IMPORTANTE
Esta configuração somente será utilizada quando não existir nenhum PLUG-IN
configurado no InterNet Explorer que esteja 'administrando' este tipo de arquivo.
No caso de existir um PLUG-IN que administra este arquivo ou seja, o download
está amarrado diretamente a uma aplicação vinculada ao InterNet Explorer, é necessário
que na lista de objetos do navegador, o programa (objeto) que está administrando este tipo de
arquivo seja desabilitado.
InterNet Explorer
Selecione no menu superior [Exibir] [Opções de InterNet].
Selecione a guia [Geral]. Acione o botão [Configurações] e peça para [Exibir os Objetos].
Veja se na lista de objetos existe algum programa responsável pela ocorrência.
Em caso afirmativo, selecione este objeto com um único click do botão da esquerda
do mouse. Com o botão da direita do mouse também click uma única vez por cima deste
objeto selecionado e, no menu apresentado acione [Excluir]. Proceda com cautela para
não excluir algum objeto que não seja o responsável pelo problema.
Feche o InterNet Explorer e reinicie o equipamento [Iniciar] [Desligar]
[Reinicializar o computador] .
Ao solicitar DownLoad e solicitar a gravação, o nome do arquivo não é o nome correto.
Este problema acontece somente no Windows 98 quando está configurado para
receber o cabeçalho de uma informação de DownLoad em 16 bits. É necessário
configurar o programa para que ele entenda também o cabeçalho de uma mensagem
em 8 bits.
Como proceder ?
Windows Explorer
Nas mensagens recebidas não encontro o campo para preencher a resposta e para a senha.
Provavelmente você está utilizando o Outlook 97 que não possui recursos de
HTML completos no recebimento de mensagens por email.
Como proceder ?
Utilize o Outlook Express ou uma versão mais atualizada do Outlook.