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SADP - Sistema de Armazenamento de Dados de Projetos
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                        [Informativo para o USUARIO]



Bem vindo ao sistema SADP !

O SADP é um sistema de DataWarehouse (armazenamento
de dados), voltado para empresas de projeto que tenham
necessidade de envio e recebimento de grandes arquivos
de dados (desenhos, figuras, textos, planilhas, etc).

O funcionamento do sistema está baseado no fato de
existir uma área exclusiva do CLIENTE aonde poderão
ser armazenados arquivos, tanto por parte do CLIENTE
como por parte dos vários USUÁRIOS que serão
cadastrados pelo CLIENTE.  Cada CLIENTE poderá ter
vários USUÁRIOS cadastrados para acessar a sua conta
e, cada um destes USUÁRIOS será habilitado para cada
um dos vários projetos que separadamente poderão ser
armazenados nesta área do CLIENTE.  Estes USUÁRIOS
poderão ser habilitados para 'só leitura' , 'só
gravação' e 'leitura e gravação' diferentemente em
cada projeto do CLIENTE.

Este documento tem como finalidade preparar o novo
USUÁRIO com relação aos procedimentos de utilização
e os recursos disponíveis no sistema.


[1] PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO

O sistema SADP é baseado no princípio que nenhum
arquivo ou mensagem poderá ser diretamente acessado
a não ser pelo próprio sistema assim, ficam registradas
todas as operações de envio e recebimento tanto de
arquivos como de mensagens através do sistema.

O envio de arquivos pode ser feito tanto pelo protocolo
FTP (File Transfer Protocol) como por formulário próprio
do sistema para uma área de InterNet temporária.
Uma vez os arquivos transferidos para esta área
temporária de armazenamento, estes arquivos serão
cadastrados no sistema e transferidos pelo sistema
para uma área de armazenamento do CLIENTE de forma
que somente poderão ser acessados através do próprio
sistema SADP.

Todas as operações que veremos afrente são monitoradas
pelo sistema e cadastradas na forma de 'histórico de
operações' e envio de eMails.

Todos os procedimentos operacionais disponíveis no
sistema são voltados para o armazenamento, manutenção
e leitura de arquivos armazenados na área do CLIENTE.

Veja em [50] um exemplo básico para o início das
operações com o sistema SADP.


[2] SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA O FUNCIONAMENTO

O sistema está preparado para funcionar somente com um
browser de navegação do tipo NetScape ou Explorer.

Existe o recurso opcional para transferência de arquivos
na área temporária de armazenamento, utilizando um programa
de FTP para este tipo de tarefa.

Iremos recomendar um software de FTP com distribuição
gratuíta pela InterNet e faremos as devidas recomendações
para instalação e preparo do sistema para o acesso à
área de FTP do sistema SADP. Veja em [101].
Caso você já tenha e utilize um outro software de FTP,
tente adaptar as instruções de configuração para o seu
software.




[3] TRANSFERINDO ARQUIVOS PARA A ÁREA TEMPORÁRIA DE ARMAZENAMENTO

Tanto o CLIENTE como o USUÁRIO do sistema, para cadastrarem arquivos
no sistema, deverão inicialmente transferir este arquivo para uma
área temporária de armazenamento do CLIENTE.

O sistema permite que a transferência seja feita por uma das três
maneiras a seguir:
a] FORMULÁRIO DO SISTEMA
   Esta é a maneira mais simples e prática pois não necessita nenhum
   conhecimento adicional de informática e não necessita nenhum outro
   software além do próprio navegador.
b] JANELA DO NAVEGADOR
   O sistema mostrará uma 'janela' com o conteúdo da área temporária
   de armazenamento e, paralelamente o Usuário deverá abrir uma outra
   janela com o conteúdo do drive local (C: D: ou rêde).
   A transferência de arquivos é feita selecionando um ou mais arquivos
   na área local de trabalho (C:, D: ou rêde) e 'arrastando' estes
   arquivos para a janela da área renota (área temporária)
c] SOFTWARE DE FTP
   Um software apropriado para comunicação pelo protocolo FTP fará
   a transferência dos arquivos da área local de trabalho (C:, D:)
   para a área remota temporária de armazenamento.

Estes arquivos deverão ser transferidos para a área temporária do
CLIENTE e, após isto, CADASTRADOS no sistema aonde passarão a ocupar
uma área privada do CLIENTE que somente terá acesso via o sistema SADP.

Ao utilizarmos o procedimento c] acima citado, a configuração do
endereço FTP da Área Temporária de Armazenamento é fornecido tanto
para o CLIENTE quando se cadastra e abre a conta SADP, como para o
USUÁRIO ao ser cadastrado pelo CLIENTE.  Este endereço possui o
formato ftp://ftp.sistrut.com.br/SADP/XnnnCLIENTE onde:
ftp://ftp.sistrut.com.br/     é o endereço geral de FTP da Sistrut
SADP/                         é o diretório geral de armazenamento
UnnnCLIENTE                   é o nome do diretório do CLIENTE com:
                               U     usuário/coordenador do sistema
                               nnn   número sequencial de cadastro

Como transferir arquivos para a área temporária de armazenamento ?

(I) Pelo FORMULÁRIO do sistema

{a} selecione o número de arquivos que serão enviados simultaneamente
{b} selecione o botão 'MONTAR FORMULÁRIO'.
{c} para cada um dos campos disponíveis (número de arquivos), acione
    o botão 'PROCURAR' e selecione um dos arquivos.
{d} repita a operação para todos os arquivos
{e} acione o botão 'TRANSFERIR' para que os arquivos sejam copiados
    para a área temporária de armazenamento.
{f} após a transferência completada, serão mostrados os nomes dos
    vários arquivos transferidos, seus tamanhos e o tempo de
    transferência.
OBS: para termos a certeza que o arquivo foi corretamente e
     integralmente transferido, o sistema SADP ao iniciar a
     transferência de um arquivo, altera o seu nome original
     incluindo a terminação .TMP .  Após toda a transferência
     ser executada, o sistema renomeia o arquivo para o nome
     original assim, caso arquivos transferidos sejam vistos
     no procedimento de cadastramento com o nome original mais
     a terminação .TMP, significa que a transferência NÃO foi
     bem feita sendo necessário retransmitir o arquivo.


(II) ARRASTANDO o arquivo pela Janela do Navegador

{a} uma vez logado no sistema SADP ou como CLIENTE ou como USUÁRIO,
    é mostrado junto ao serviço de UpLoad, um link com o título
    'Faça copia do arquivo por uma JANELA DO NAVEGADOR'
{b} ao acionar este link, será aberta uma janela já conectada no
    endereço de FTP da área temporária do CLIENTE
{c} acione pelo desktop o programa Windows Explorer e, procure no
    seu drive local (C:/, D:/ ..) os arquivos que serão transferidos.
{d} selecione um ou mais arquivos no seu drive local (janela do
    Windows Explorer) e arraste os arquivos selecionados para a área
    do drive remoto (janela do InterNet Explorer)
{e} O sistema irá mostrar um quadro com duas pastas e informações
    sendo transferidas de uma para outra. Ao término da transferência
    os arquivos arrastados serão mostrados também na área
    temporária de armazenamento.


(III) Pelo programa específico de FTP acima sugerido

{a} acione no menu [Arquivo] e [Gerenciador de Sites]
{b} selecione a pasta [SADP]
{c} selecione o site 'CLIENTE - nome da sua empresa'
{d} acione o botão [conectar] a direita em baixo para conectar
{e} no quadro da esquerda serão mostrados os seus arquivos no diretório
    local (seu winchester C: ou D: etc)
{f} no quadro da direita serão mostrados os arquivos no diretório
    temporário de armazenamento do sistema SADP e, somente serão
    mostrados os arquivos que ainda não foram transferidos para a
    área privada do CLIENTE
{g} selecione um ou mais arquivos do lado esquerdo que deseja
    transferir para a temporária do CLIENTE (para selecionar mais
    de um arquivo utilize a tecla Ctrl+MouseClick)
{h} selecionados os arquivos do lado esquerdo, acione nos ícones
    [Upload] para que os arquivos sejam transferidos
{i} para cadastrar o diretório local (C:/...) que fica cadastrado do
    lado esquerdo de trabalho como permanente, acione no menu acima
    [Comando] [Seções] e [Salvar caminho Local] assim, na próxima
    conexão, este diretório local deste projeto será listado
    automaticamente.



[4] FUNCIONAMENTO DO SISTEMA

Para acionar o sistema SADP, devemos acionar o endereço de
InterNet http://www.sistrut.com.br/sadp.

Você encontrará do lado esquerdo da tela, um conjunto de links
que irão orientar a utilização do sistema e completar as informações
que seguem abaixo.

Na tela principal de abertura, veremos 2 quadros.
'ÁREA DE CLIENTE' e  'ÁREA DE USUÁRIO'.

Fornecida então o LOGIN e a respectiva SENHA, acionaremos o acesso
ao sistema SADP.  Quando estamos fazendo o login como um USUÁRIO,
é necessário também selecionar o CLIENTE da conta a qual queremos
ter acesso.  O mesmo USUÁRIO pode estar cadastrado em vários
CLIENTES.  Não é necessário que o login do USUÁRIO seja o mesmo em
todos os CLIENTES porém, é recomendável que para a facilidade de
utilização do sistema por parte do USUÁRIO, este login seja
mantido o mesmo em todos os CLIENTES.
Da mesma forma, um CLIENTE do sistema SADP poderá ser um USUÁRIO
na conta de um outro CLIENTE.  Para que não exista duplicidade
de LOGIN dentro do sistema, ao cadastrarmos um novo CLIENTE no
sistema ou quando um CLIENTE cadastra um novo USUÁRIO, teremos
acesso à 'Lista Geral de Usuários' aonde estarão listados todos
os nomes de CLIENTES e USUÁRIOS com os seus respectidos LOGINs.

Uma vez 'logado' ao sistema, será apresentado um conjuto de funções
que estarão disponíveis para utilização.
A IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE ...
Todas as funções do sistema estão disponíveis no quadro maior a
direita da tela porém, para não ser necessário 'rolar' esta tela
procurando a função desejada, é apresentado um índice no quadro à
esquerda em baixo que, quando acionado posiciona corretamente a
função selecionada no quadro maior da direita. O acionamento da
função desejada sempre será feito pelo quadro da direita.



[4.1] UPLOAD

Cadastra no sistema um arquivo previamente transferido para a
área temporária de armazenamento. Vincula o arquivo enviado a
um Projeto previamente cadastrado.

Esta função deverá ser solicitada quando já existirem Projetos
cadastrados no sistema.  Para cadastrarmos um novo arquivo no
sistema e fazer com que ele fique disponível para o CLIENTE e
para os USUÁRIOS habilitados em um determinado Projeto, é
necessário inicialmente transferir o arquivo para a área
temporária de armazenamento do CLIENTE.  Esta transferência já
foi devidamente explicada no ítem [3]

SELECIONANDO O ARQUIVO PARA CADASTRAMENTO
Será inicialmente apresentado um quadro com o nome dos vários
arquivos que estão disponíveis na área temporária de armazenamento.
Selecione o arquivo que deseja transferir para a área privada
do CLIENTE.
NOME DO ARQUIVO PARA DOWNLOAD
O nome que será cadastrado para o arquivo no sistema não
obrigatoriamente será o nome original do arquivo enviado assim,
poderemos escolher um novo nome que o arquivo terá no sistema
ou deixar o campo em branco para que o mesmo nome seja adotado.
PROJETO
Selecione entre os Projetos cadastrados, qual o Projeto a que
este arquivo pertence.  Um arquivo poderá ser 'vinculado'
somente para um único Projeto.  Para vincular o mesmo arquivc
em vários projetos deveremos atribuir um 'Nome para Download'
diferente em cada um dos Projetos no qual ele estiver 'vinculado'.
NÍVEL
Esta função está disponível somente para o CLIENTE.
Quando um arquivo é cadastrado no sistema, definimos o nível
deste arquivo ou seja, o grupo a que ele pertence (Arquitetura,
Estrutura, Hidráulica, Elétrica, etc.)
Quando um USUÁRIO está cadastrando um arquivo no sistema, o
arquivo receberá o mesmo Nível que o USUÁRIO possui.
PASTA
Assunto ao qual o arquivo está vinculado
COMENTÁRIOS
Faça seus comentários sobre o arquivo que está sendo enviado.
Muitas vezes o nome do arquivo não identifica o conteúdo dele.
Utilize neste campo de comentários informações para esclarecer
tanto o CLIENTE como os USUÁRIOS sobre o conteúdo do arquivo.
Quando o arquivo enviado for um arquivo ZIPado contendo vários
arquivos compactados, é conveniente descrever todos os arquivos
que estão compactados.  O sistema não termite que seja feito
o DownLoad de um file dentro do arquivo compactado, todo o
arquivo compactado terá que ser lido.
SELECIONAR OS INTERESSADOS NO ARQUIVO
Quando um arquivo é cadastrado no sistema, todos os USUÁRIOS
habilitados pelo CLIENTE no projeto tenham acesso ao nível do
arquivo que está sendo cadastrado, receberão uma mensagem
avisando que a informação encontra-se disponível no sistema.
Quem cadastra o arquivo, tem a possibilidade de selecionar
entre todos, somente alguns que receberão esta mensagem. Este
procedimento poderá ser executado tanto pelo CLIENTE como pelo
USUÁRIO e, deverá ser utilizado somente quando quem está
cadastrando o arquivo tenha plena certeza que estas informações
não interessam àqueles que estão sendo incluídos. Estes excluídos
não receberão a mensagem porém terão acesso aos arquivos .

Acionado o botão [Cadastrar Arquivo], será apresentada uma
segunda tela de confirmação sendo que:
{a} se o arquivo já existe com este nome para este CLIENTE
    (qualquer outro Projeto), o arquivo não será aceito e o
    sistema pede que seja fornecido um 'Nome para DownLoad'
    diferente.
{b} se o arquivo já existe neste Projeto, o sistema permitirá
    que ele seja atualizado desde que esteja sendo enviado
    (atualizado) ou pelo CLIENTE ou pelo USUÁRIO que
    originalmente enviou o arquivo pela primeira vez.
{c} se o arquivo é novo e ainda não existe neste Projeto será
    normalmente aceito.

Será também mostrado o tamanho em bytes do arquivo.
É importante conferir se o tamanho mostrado que representa o
tamanho do arquivo que está armazenado na área temporária, é
o mesmo tamanho do arquivo original que foi enviado. Isto
praticamente garante que durante o envio para a área temporária
não ocorreram problemas de truncamento da transmissão.

Caso tenha sido anteriormente escolhido por SIM selecionar os
interessados no arquivo, será mostrado uma lista com todos os
possíveis interessados (habilitados pelo CLIENTE) e deverão ser
escolhidos os interessados.

Acionando então o botão [Confirme Cadastrar Arquivo] o arquivo
selecionado será transferido da área temporária para a área
privada do CLIENTE.  O arquivo é deletado da área temporária.

O sistema enviará uma série de eMails para o CLIENTE e para
todos os USUÁRIOS cadastrados no Projeto selecionado, informando
que um novo arquivo foi enviado para a área do CLIENTE.
Esta operação passará a fazer parte do histórico de operações
do Projeto e de quem enviou o arquivo, CLIENTE ou USUÁRIO.
(vide [100])


[4.1.1] CADASTRAR VÁRIOS ARQUIVOS SIMULTANEAMENTE

ATENÇÃO
A Sistrut desenvolveu o programa 'SADPzip for Windows' para auxiliar
os Usuários na compactação simultânea de vários isolados e,
definir os comentários destes arquivos de forma rápida fazendo com
que todos sejam cadastrados isoladamente e de uma única vez.
Veja em 'Dicas & Soluções' o download do programa SADPzip.
(não é necessária a leitura das instruções abaixo para usar o SADPzip)

Como vimos acima, o cadastramento dos arquivos é feito um por um,
informando ao sistema o Projeto, Nível, Pasta e Comentário sobre o
arquivo, estando todo o tempo conectado no sistema .
É possível efetuar o cadastro de vários arquivos simultaneamente,
com a possibilidade de 'digitar' os dados de Nome, ReNome e
Comentários sem estar conectado ao sistema e, submeter estas
informações através dos seguintes procedimentos:
{a} Limitações
    poderão ser cadastrados vários arquivos, TODOS no mesmo Projeto
    (obra), mesmo Nível e mesma Pasta
{b} Procedimentos
    Os arquivos a serem cadastrados deverão ser da mesma forma
    transferidos para a área temporária de armazenamento .
    Junto com os arquivos a serem cadastrados, será também transferido
    um arquivo de instruções com as informações de cada arquivo que
    será cadastrado.
{c} Nome do Arquivo de Instruções
    Poderá ser adotado qualquer nome para este arquivo de instruções
    porém, pelo fato de arquivos deste tipo serem criados para
    diferentes Projetos / Obras e para diferentes Usuários e para
    cada Pasta, aconselhamos que o nome do arquivo seja adotado no
    formato loguser.projeto.pasta . Isto fará que o arquivo seja
    facilmente identificado com relação ao Projeto, Usuário e Pasta.
    Por exemplo, o Usuário 'ABC Arquitetos' ao criar este arquivo para
    o Projeto / Obra 'Jardim ILhas do Sul', para cadastrar vários
    arquivos na Pasta 'plotagem', adotaria para este arquivo de
    instruções o nome  abc.jsul.plot
{d} Conteúdo do Arquivo de Instruções
    Este arquivo deverá conter instruções com o nome de cada arquivo
    que será cadastrado e o Comentário sobre o conteúdo deste arquivo.
    O formato do arquivo é texto simples e poderá ser criado por
    qualquer editor de texto sendo que, ao ser salvo deverá ser optado
    para 'Salvar como' - modo texto .
    estrutura do arquivo:

        $$arquivo
        nome_do_arquivo,renome_do_arquivo
        {coment}
        digitar aqui os comentários sobre o arquivo
        podem usar várias linhas e também pular linhas em branco
        {fimcoment}

  - As linhas $$arquivo , {coment} e {fimcoment} não devem ser
    alteradas, sempre em caracteres minúsculos e na ordem apresentada.
    OBS: os símbolos { e } são chaves, os que tem a ponta.
  - 'nome_do_arquivo' deverá ser digitado o nome do arquivo transferido
    para a área temporária não sendo necessário manter letras
    maiúsculas e letras minúsculas porém, é necessário incluir a
    terminação do arquivo (.dwg .plt .zip) . No caso do nome com letras
    maiusculas e minusculas diferentes, será adotado o nome do arquivo
    transferido e não o nome digitado a menos que ',renome_do_arquivo'
    seja especificado.
  - ',renome_do_arquivo' é opcional e deverá ser digitado o nome que
    o arquivo terá quando cadastrado no sistema, lembrando-se de
    separar o nome original do novo nome com uma vírgula.
  - Entre as linhas {coment} e {fimcoment} deverá ser digitado o
    comentário sobre o conteúdo do arquivo a ser cadastrado.
  - Este bloco de informação refere-se a um único arquivo a ser
    cadastrado, vários blocos poderão ser colocados dentro do mesmo
    arquivo de instruções
{e} Como proceder para cadastrar
    O arquivo de instruções deverá ser transferido para a área
    temporária de armazenamento junto com os arquivos a serem
    cadastrados.
    Ao solicitar o 'cadastro de arquivos já transferidos', na lista
    dos arquivos disponíveis será mostrado também o arquivo de
    instruções, motivo pelo qual o nome deste arquivo deve identificar
    facilmente o Usuário, Projeto e Pasta que irá atuar.
    Selecione o arquivo de instruções e, MARQUE logo abaixo a opção
    [x] SIM, cadastramento de MÚLTIPLOS ARQUIVOS
    Selecione o Projeto, Nível e Pasta, NÃO sendo necessário digitar
    o conteúdo de Comentários.
    Siga normalmente o processo de cadastramento reparando que ao
    invés de serem fornecidas informações do cadastramento de um único
    arquivo como feito em [4.1], serão cadastrados TODOS os arquivos
    que foram listados no arquivo de instruções.


[4.1.2] INLUIR COMENTÁRIO E STATUS NOS CADASTRADOS

Para os arquivos que já foram anteriormente cadastrados no
sistema, é possível enviar um comentário adicional sobre o
arquivo sem que seja necessário enviar o arquivo novamente.
Este comentário irá ser incluído na lista de comentários
do arquivo e não irá eliminar os comentários anteriormente
enviados. Neste mesmo procedimento, opcionalmente é possível
alterar a PASTA que o arquivo encontra-se cadastrado.

Esta função somente poderá ser executada pelo proprietário
do arquivo ou seja, só será possível enviar comentários para
os seus arquivos cadastrados no sistema.

SELECIONE O ARQUIVO
Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s)
PASTA(S) que deseja visualizar.  Serão listados todos os
arquivos cadastrados de sua propriedade que se enquadrem na
seleção de PROJETO, NÍVEL e PASTA .
A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção
[ x ] para que seja selecionado pelo menos um entre todos os
arquivos listados, no qual será incluído um novo comentário.

COMENTÁRIO ADICIONAL
Abaixo, após a lista dos arquivos, é apresentado um campo
aonde deverá ser digitado o novo comentário.

PASTA
Opcionalmente selecione uma nova PASTA para onde o arquivo
será 'movimentado' .

NÍVEL
Esta opção somente será mostrada para Usuários que tenham permissão
para gravar arquivos em mais de um NÍVEL.
Opcionalmente selecione um novo NÍVEL para onde o arquivo
será 'movimentado' .

TITULARIDADE
Opcionalmente poderemos transferir a titularidade de um arquivo
já cadastrado no sistema para um outro Usuário.  Esta função obriga
ao preenchimento do login + senha do Usuário que passará a
ser o novo proprietário do arquivo.
Os arquivos só poderão ser transferidos para Usuários habilitados
no projeto.

STATUS
Neste mesmo arquivo no qual está sendo incluido um comentário,
poderemos marcá-lo com STATUS de 'Atualizado' .
Quando selecionamos MARCAR o arquivo, sempre que este arquivo
for listado no sistema por qualquer Usuário que a ele tenha
direito de visualização, será mostrado uma marca ATUALIZADO .
Quando selecionamos DESMARCAR, estaremos retirando o Status
e consequentemente quando listado o arquivo, não será mostrada
a marca ATUALIZADO .
Quando selecionamos MANTER, nada será alterado no Status do
arquivo selecionado.

A palavra ATUALIZADO foi escolhida por dois motivos.
ARQUIVOS COM O MESMO NOME
Quando o proprietário do arquivo envia para o sistema uma
versão mais nova de um arquivo já cadastrado, ele poderá
cadastrar este arquivo com o mesmo nome do anterior.
Neste cadastramento, o novo comentário será acrescentado
nos comentários anteriores e, é conveniente que o Status de
'atualizado' seja marcado para chamar a atenção dos outros
usuários do sistema.
É conveniente detalhar no comentário 'substitui o arquivo de
mesmo nome ... '.
ARQUIVOS COM OUTRO NOME
Quando o proprietário do arquivo envia para o sistema uma
versão mais nova de um arquivo já cadastrado, adotando agora
um novo nome para o arquivo, é conveniente que o Status de
'atualizado' seja marcado para chamar a atenção de outros
usuários do sistema.
É conveniente detalhar no comentário 'foi substituido pelo
arquivo de nome ... '.


[4.1.3] APROVAÇAO DE ARQUIVOS CADASTRADOS

Esta função somente poderá ser executada pelo USUÁRIO
que tenha sido configurado pelo CLIENTE com 'poder de
Coordenação' .
O USUÁRIO poderá aprovar arquivos de qualquer outro Usuário
que ele trenha permissão para leitura dentro do Projeto.
Toda vez que um arquivo é cadastrado no sistema, este
arquivo é considerado AINDA NÃO APROVADO. Os USUÁRIOS quando
habilitados para o Projeto, são habilitados para ter
acesso à todos os arquivos (inclusive os não aprovados),
para ter acesso aos arquivos pré-aprovador e aprovados ou,
para ter acesso somente aos arquivos aprovados.

SELECIONE O ARQUIVO
Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s)
PASTA(S) que deseja visualizar.  Serão listados todos os
arquivos cadastrados que se enquadrem na seleção de PROJETO,
NÍVEL e PASTA .
A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção
[ x ] para que seja selecionado pelo menos um entre todos os
arquivos listados, no qual será incluído um novo Status.

APROVAÇÃO
Quando selecionamos APROVAR o arquivo, sempre que este arquivo
for listado no sistema por qualquer USUÁRIO que a ele tenha
direito de visualização, será mostrado a marca 'A' verde.
Quando selecionamos DESAPROVAR, estaremos retirando o Status
e consequentemente será mostrada a marca 'A' vermelho.

[4.1.3.1] PRÉ-APROVAÇAO DE ARQUIVOS CADASTRADOS
Esta função somente poderá ser executada pelo USUÁRIO
que tenha sido configurado pelo CLIENTE com 'poder de
Pré-Aprovar Arquivos'.
A Pré-Aprovação é um registro de que o Usuário aceita
o arquivo porém, o arquivo NÃO está aprovado no sistema,
o arquivo será aprovado conforme [4.1.3] .
A Pré-aprovação poderá ser configurada também em PATAMARes,
limitando os Usuários que terão acesso aos arquivos a partir
da pré-aprovação no PATAMAR selecionado de {A} até {Z}.


[4.1.4] BLOQUEIO DE ARQUIVOS CADASTRADOS

Para os arquivos que já foram anteriormente cadastrados no
sistema, é possível bloquear o acesso para leitura.

Esta função somente poderá ser executada pelo coordenador e
pelo proprietário do arquivo. O coordenador poderá bloquear
arquivos de qualquer usuário e, o usuário, somente poderá
bloquear os seus próprios arquivos.
Usuários habilitados com 'poder de coordenação' para o
Projeto, também poderão bloquear e desbloquear arquivos de
qualquer USUÁRIO.

SELECIONE O ARQUIVO
Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s)
PASTA(S) que deseja visualizar.  Serão listados todos os
arquivos cadastrados de sua propriedade que se enquadrem na
seleção de PROJETO, NÍVEL e PASTA .
A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção
( o ) para que seja selecionado somente um entre todos os
arquivos listados, no qual será incluído um novo comentário.

BLOQUEIO
Quando selecionamos BLOQUEAR o arquivo, sempre que este arquivo
for listado no sistema por qualquer Usuário que a ele tenha
direito de visualização, será mostrado uma marca BLOQUEADO .
Quando selecionamos DESBLOQUEAR, estaremos retirando o Status
e consequentemente liberando o acesso ao arquivo .


[4.1.5] BLOQUEIO POR LOGIN DE ARQUIVOS CADASTRADOS

Para os arquivos que já foram anteriormente cadastrados no
sistema, é possível bloquear o acesso de Usuários específicos
para leitura.

Esta função somente poderá ser executada pelo CLIENTE e
pelo proprietário do arquivo. O CLIENTE poderá bloquear
arquivos de qualquer USUÁRIO e, o USUÁRIO, somente poderá
bloquear os seus próprios arquivos.
Usuários habilitados com 'poder de coordenação' para o
Projeto, também poderão bloquear e desbloquear arquivos de
qualquer USUÁRIO.

SELECIONE O ARQUIVO
Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s)
PASTA(S) que deseja visualizar.  Serão listados todos os
arquivos cadastrados de sua propriedade que se enquadrem na
seleção de PROJETO, NÍVEL e PASTA .
A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção
[ x ] para que seja selecionado pelo menos um entre todos os
arquivos listados, os quais serão bloqueados.

USUÁRIO / LOGIN
Serão listados os Usuários que estão habilitados no Projeto e
que teriam direito ao acesso aos arquivos listados.
Selecione um ou mais Usuários a quem este acesso será Bloqueado.

BLOQUEIO POR LOGIN
Quando selecionamos BLOQUEAR o arquivo, sempre que este arquivo
for listado no sistema por um dos Usuários selecionados,
será mostrado uma marca BLOQUEADO .
Quando selecionamos DESBLOQUEAR, estaremos retirando o Status
e consequentemente liberando o acesso ao arquivo .


[4.1.6] INLUIR OBSERVAÇÕES NOS ARQUIVOS CADASTRADOS

Para os arquivos que já foram anteriormente cadastrados no
sistema, é possível para qualquer Usuário que teha acesso
ao arquivo, cadastrar uma observação sobre o arquivo.

SELECIONE O ARQUIVO
Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s)
PASTA(S) que deseja visualizar.  Serão listados todos os
arquivos cadastrados que se enquadrem na seleção de PROJETO,
NÍVEL e PASTA .
A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção
[ x ] para que seja selecionado pelo menos um entre todos os
arquivos listados, no qual será incluída uma observação.

OBSERVAÇÃO
Deve ser digitado o texto referente às observações que
se deseja fazer do arquivo.



[4.2] DOWNLOAD

Permite que o CLIENTE ou os USUÁRIOS habilitados façam a leitura
de um arquivo préviamente cadastrado no sistema.  Entende-se por
leitura o processo de DownLoad, transferir por protocolos de
InterNet, um arquivo da área do CLIENTE para o equipamento local.

Selecione inicialmente o Projeto do qual deseja lêr arquivos.
Para os CLIENTES, todos os Projetos serão listados.
Para os USUÁRIOS, somente serão listados os Projetos nos quais
tenha sido habilitado pelo CLIENTE para leitura de arquivos.

Selecione se deseja listar os arquivos na ORDEM DE CADASTRAMENTO
(primeiro os mais antigos), na ORDEM INVERSA DE CADASTRAMENTO
(primeiro os mais recentes) ou em ORDEM ALFABÉTICA.
Poderemos também 'filtrar' os arquivos que tenham uma determinada
palavra no NOME ou nos COMENTÁRIOS. Deixe o campo da PALAVRA em
branco para não filtrar os arquivos. Para a palavra, caracteres
maiusculos ou minusculos são indiferentes, acentuação é diferente.
'Poderemos 'filtrar' arquivos que tenham comentários (cadastramento
ou atualização) em uma determinada data. Selecione COMENTÁRIO e
preencha o campo da palavra com a data no formato dd/mm .

Poderão ser feitos vários DownLoads simultâneamente.
Selecione a opção UM POR UM para download de cada arquivo ou
VÁRIOS para download de grupos de arquivos.

Acionando então o botão [Lista Arquivos do Projeto Selecionado]
serão apresentados todos os arquivos disponíveis do Projeto
com as seguintes informações:
{a} dados do projeto
{b} dados de todos os arquivos cadastrados
    nome do arquivo
    nome de quem enviou o arquivo
    data de quando foi enviado
    data da última atualização
    tamanho do arquivo em bytes
    nível
    pasta

Os USUÁRIOS, mesmo habilitados para leitura em um Projeto,
terão vinculados ao seu cadastro os NÍVEIS que possue o direito
de acessar assim, dentre os vários arquivos que estão cadastrados
em um Projeto cada um com o seu Nível (Arquitetura, Estrutura...)
alguns serão listados mas NÃO apresentarão o link citado abaixo
para fazer o DownLoad pois, possuem Nível não habilitado para o
USUÁRIO.

Ao lado de cada um dos arquivos cadastrados deste Projeto,
veremos um botão [DownLoad] .  Para fazer a leitura do arquivo
desejado, acione o botão correspondente.  Será apresentado um
quadro do próprio navegador (browser) questionando aonde o
arquivo será salvo no seu drive local.  Selecione corretamente
o diretório e sub-diretório (pasta) e inicie o processo de
DownLoad.

Esta operação passará a fazer parte do histórico de operações
do Projeto e de quem fez o DownLoad do arquivo, CLIENTE ou USUÁRIO.



[4.3] LISTA ARQUIVOS POR PROJETO

Permite que o CLIENTE ou os USUÁRIOS habilitados obtenham uma
listagem dos vários arquivos que estão disponíveis no Projeto
selecionado

Selecione inicialmente o Projeto do qual deseja lêr arquivos.
Para os CLIENTES, todos os Projetos serão listados.
Para os USUÁRIOS, somente serão listados os Projetos nos quais
tenha sido habilitado pelo CLIENTE para leitura de arquivos.

Selecione se deseja listar os arquivos na ORDEM DE CADASTRAMENTO
(primeiro os mais antigos), na ORDEM INVERSA DE CADASTRAMENTO
(primeiro os mais recentes) ou em ORDEM ALFABÉTICA.
Poderemos também 'filtrar' os arquivos que tenham uma determinada
palavra no NOME ou nos COMENTÁRIOS. Deixe o campo da PALAVRA em
branco para não filtrar os arquivos. Para a palavra, caracteres
maiusculos ou minusculos são indiferentes, acentuação é diferente.
'Poderemos 'filtrar' arquivos que tenham comentários (cadastramento
ou atualização) em uma determinada data. Selecione COMENTÁRIO e
preencha o campo da palavra com a data no formato dd/mm .

Acionando então o botão [Lista Arquivos do Projeto Selecionado]
serão apresentados todos os arquivos disponíveis do Projeto
com as seguintes informações:
{a} dados do projeto
{b} dados de todos os arquivos cadastrados
    nome do arquivo
    nome de quem enviou o arquivo
    data de quando foi enviado
    data da última atualização
    tamanho do arquivo em bytes
    nível
    pasta
    comentários

CLIENTE  Ao lado de cada arquivo listado, será mostrado um link
         que possibilita listar quais os participantes do projeto
         que já e quando fizeram download do arquivo.
         O CLIENTE tem acesso à todos os arquivos
USUÁRIO  Ao lado de cada arquivo de propriedade do USUÁRIO será
         mostrado um link que possibilita listar quais os
         participantes do projeto que já e quando fizeram download
         dos seus arquivos.



[4.4] DESCADASTRAMENTO DE ARQUIVOS ARMAZENADOS

(não disponível para o USUÁRIO)



[4.5] LISTA GERAL DE USUÁRIOS

Lista o NOME e o LOGIN dos vários USUÁRIOS cadastrados no
sistema SADP de todos os CLIENTES que tenham solicitado
a inclusão do nome do USUÁRIO no cadastro geral.

Como vimos anteriormente, é conveniente que ao cadastrar
um  USUÁRIO, o CLIENTE mantenha para este USUÁRIO o mesmo
LOGIN que ele possui em um outro CLIENTE que anteriormente
já o cadastrou.  Assim, facilitaremos o trabalho do USUÁRIO
que terá um único LOGIN para os vários CLIENTES com quem
esteja cadastrado.



[4.6] CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS

(Nào disponível para o USUÁRIO)



[4.7] DESCADASTRAMENTO DE USUÁRIO

(Nào disponível para o USUÁRIO)



[4.8] CADASTRAMENTO DE NOVOS PROJETOS

(Nào disponível para o USUÁRIO)



[4.9] DESCADASTRAMENTO DE PROJETOS

(Nào disponível para o USUÁRIO)



[4.10] HABILITA USUÁRIO PARA PROJETO

(Nào disponível para o USUÁRIO)



[4.11] DESABILITA USUÁRIO DO PROJETO

(Nào disponível para o USUÁRIO)



[4.12] LISTA DE USUÁRIOS NO PROJETO

(Nào disponível para o USUÁRIO)



[4.13] ALTERAÇÃO DE SENHA

Permite alterar a senha anteriormente cadastrada.

Esta operação passará a fazer parte do histórico de operações
do USUÁRIO.



[4.14] ALTERAÇÃO DE EMAIL

Permite alterar o(s) eMail(s) anteriormente cadastrado(s).

Para cadastrar mais de um eMail para receber as informações que
o sistema automaticamente envia, forneça cada um deles separado
por uma vírgula.

Esta operação passará a fazer parte do histórico de operações
do USUÁRIO.



[4.15] RELATÓRIOS

[4.15.1] HISTÓRICO DE OPERAÇÕES
Como USUÁRIO, poderão ser vistos os históricos de operação das
atividades próprias como USUÁRIO e dos Projetos que está habilitado.
USUÁRIO
Mostra as atividades do USUÁRIO no sistema
PROJETO
Mostra as atividades que foram executadas no projeto selecionado

[4.15.2] RESUMO DE EMAILS ENVIADOS
Os emails que são automaticamente enviados pelo sistema para o
USUÁRIO, com as operações de cadastramento, download, etc,
ficarão guardados em um único arquivo, separados por dia e projeto
podendo ser solicitado até 10 dias após a data.



[4.16] ENVIAR MENSAGEM

Possibilita enviar mensagens por eMail para os selecionados.

O sistema de envio de mensagens é baseado no envio de mensagens
por email sendo que, todas as mensagens ficarão armazenadas no
sistema e poderão ser visualizadas e rastreadas pelos participantes
de cada mensagem que for criada.
As mensagens deverão ser compostas somente por textos, não sendo
possível anexar arquivos a estas mensagens.

Um importante recurso do sistema SADP que veremos, é o fato de que
o sistema de mensagens não obriga o USUÁRIO a estar conectado no
sistema para receber as mensagens e / ou responder as mensagens.
O sistema automaticamente envia para os participantes da mensagem
um email com o texto da mensagem e, campos e procedimentos para que
a resposta seja produzida através do próprio email recebido.

Inicialmente é importante definir o conceito de criador da mensagem.
Criador é quem envia a primeira mensagem de um determinado assunto.
É importante distinguir quando estamos criando uma nova mensagem e
quando estamos respondendo a uma mensagen anteriormente criada.
Para que o sistema tenha condições de 'rastrear' quem enviou (criou)
e quem respondeu, é necessário que 'criar' e 'responder' sejam
utilizados adequadamente.


[4.16.1] ENVIAR NOVA MENSAGEM

Para criar uma nova mensagem, é necessário inicialmente selecionar
quem serão os participantes da mensagem ou seja, aqueles que irão
receber a mensagem, que poderão responder a mensagem e que poderão
'rastrear' o histórico da mensagem através do sistema SADP.

CLIENTE
Envia mensagem para o CLIENTE
PROJETO
Envia mensagem para todos os habilitados no Projeto selecionado
USUÁRIO
Envia mensagem para os USUÁRIOS cadastrados pelo CLIENTE.
Poderão ser selecionados mais de um simultâneamente.
REFERENTE AO PROJETO
Quando desejamos enviar uma mensagem para alguns usuários porém,
referente a um determinado projeto (não para todos os habilitados
deste projeto), devemos ao selecionar a opção USUÁRIO, também
selecionar um dos projetos listados.
ASSUNTO
Defina o texto para o assunto do qual se trata a mensagem.
TIPO
Quando está sendo criada o sistema adota 'Nova Mensagem'
Quando se trata de uma resposta o sistema adota 'Resposta de Mensagem'.
CATEGORIA
Selecione uma das categorias disponíveis.
PALAVRA CHAVE
Selecione uma ou mais palavras chave para identificar o procedimento.
MENSAGEM
Digite o texto da mensagem que será enviada.
AGENDAR A MENSAGEM
Quando selecionada a opção, a partir inclusive da data escolhida,
os participantes da mensagem ao se conectar no sistema serão avisados /
relembrados da existência desta mensagem e receberão emails diários até
o encerramento da mensagem ou a desativação do agendamento.
ENCERRAMENTO DO ASSUNTO
As mensagens poderão ter os seguintes status:
- assunto em aberto (mensagem ativa, disponível, continua em pauta)
- assunto encerrado (disponível porém considerado como encerrado)
- a ser encerrado (disponível, em pauta e com dada marcada para encerrar)
Mensagens já encerradas ou, provisoriamente encerradas, poderão em
qualquer instante serem reativadas .

A mensagem será enviada por email, contendo todas as informações
acima citadas e, no corpo da mensagem recebida por cada um dos
participantes selecionados pelo criador da mensagem, teremos um
campo próprio para que as respostas à mensagem sejam digitadas e,
um campo para fornecimento da senha deste participante.
Isto permitirá que a mensagem seja recebida pelos participantes
sem que estes tenham que se conectar ao sistema SADP e, permitindo
que as respostas sejam enviadas através do software de envio de
emails.  É importante lembrar que a resposta não será enviada por
email, somente o software de email é que ao receber a mensagem,
mostrará no email recebido um campo apropriado para a mensagem de
resposta ser digitada. Neste mesmo email recebido aonde encontramos
este campo de resposta, encontraremos um campo para o preenchimento
da senha (pelo fato de não estar conectado ao sistema) e um botão
de acionamento para o envio da mensagem de resposta. Ao solicitar
este envio da mensagem de resposta, o sistema de mensagens será
acionado e serão enviadas cópias da resposta para todos os
participantes desta mensagem.

Quem envia a mensagem, seja o criador ou seja quem está respondendo,
recebe uma cópia da mensagem enviada sem o campo para resposta.
Somente os outros participantes é que recebem a mensagem com um
campo apropriado para a resposta.


[4.16.2] VER E RESPONDER MENSAGENS ENVIADAS

Quando conectados ao sistema, poderemos ver o histórico das
mensagens enviadas (rastrear) e também responder a estas mensagens.
Só serão mostradas as mensagens da qual somos participantes.

DE
Opcionalmente poderemos selecionar somente as mensagens enviadas
por um dos Usuários ou Cliente.
PARA
Opcionalmente poderemos selecionar somente as mensagens enviadas
para o Cliente, para um Projeto ou para um Usuário
CATEGORIA
Selecione obrigatoriamente uma ou mais categorias disponíveis.
TEXTO
Opcionalmente poderemos solicitar que somente as mensagens que
contenham o texto digitado ou no Assunto ou no corpo da mensagem
sejam selecionadas.
DATA
Selecione o intervalo desejado
Serão mostradas as mensagens que estejam dentro deste intervalo,
seja a mensagem inicial que originou o assunto ou qualquer uma
das respostas que a ela tenham sido feitas.
STATUS DA MENSAGEM
Selecionar entre as opções: assunto em aberto; assunto em aberto
e agendado; assunto encerrado; todos.

Será mostrada em ordem histórica, a mensagem inicial e as várias
respostas quando existirem.

Para responder a uma destas mensagens, teremos abaixo um campo
apropriado para que seja digitado o texto de resposta.
Quando existirem respostas já enviadas para a mensagem inicial,
teremos que escolher para qual das mensagens existentes (inicial
ou uma das respostas) estaremos enviando uma nova resposta.
Selecione a mensagem dentre as várias do histórica para a qual
está enviando a resposta.

Quando as mensagens são disparadas (inicialmente criadas), é
possível configurar o AGENDAMENTO da mensagem e o ENCERRAMENTO
do assunto (veja mais informações acima). Ao serem listadas as
mensagens para VER E RESPONDER, nas mensagens proprietárias
será mostrado a possibilidade de 'Alterar Status e Agendamento'.



[4.17] CONFIGURAÇÃO

[4.17.1] BLOQUEIO DE RECEBIMENTO DE EMAILS

As operações de cadastramento de arquivos e de definição de
novos comentários e status, emitem automaticamente a todos os
habilitados do projeto onde elas estão sendo realizadas, emails
notificando de imediato a realização da operação.

É possível configurar o bloqueio do recebimento destes emails .

Este recurso de bloqueio de recebimento de email, é feito pelo
próprio interessado no bloqueio, para cada projeto diferentemente
que está habilitado. O fato de terem sido bloqueados os emails
referentes às operações acima citadas, não irá bloquear o
recebimento da informação através do 'resumo de emails' que é
diariamente disponibilizado nas funções de Relatórios.

PROJETO
Selecione o projeto para que sejam listados os Níveis bloqueados
NÍVEIS
Selecione os Níveis do Projeto selecionado que NÃO DESEJA receber
emails referente à cadastramento de arquivos e modificações .
Serão apresentados todos os níveis sendo que, é necessário selecionar
somente aqueles que está realmente habilitado para receber informação.
Os outros Níveis que não está habilitado neste Projeto não necessitam
ser selecionados pois o próprio sistema não irá enviar as mensagens.


[4.17.2] RECEBIMENTO AUTOMÁTICO DE RESUMOS DIÁRIOS DE EMAILS

Independentemente da configuração de bloqueio do recebimento de
emails acima mostrada, é possível configurar diferentemente para
cada projeto, o recebimento automático do 'resumo de emails' que é
diariamente disponibilizado pelo sistema.
Este 'resumo diário de emails' pode também ser obtido através das
funções de relatório aonde são instantaneamente solicitados ou,
configurado para envio automático.

O envio automático do 'resumo de emails' é opcional e poderá ser
configurado diferentemente para cada projeto da seguinte forma:
DUAS VEZES AO DIA
O sistema irá enviar após as 13:00 horas um primeiro 'resumo PARCIAL'
dos emails recebidos no dia no período da manhã e, irá enviar também
ao final do dia, um 'resumo GERAL' dos emails recebidos durante todo
o dia.
UMA VEZ AO DIA
O sistema irá enviar ao final do dia, um 'resumo GERAL' dos emails
recebidos durante todo o dia.




[50] EXEMPLO BÁSICO PARA O INÍCIO DAS OPERAÇÕES

Estas informações são destinadas principalmente ao CLIENTE,
dono da conta SADP, que será o responsável por montar a
estrutura de funcionamento do sistema ou seja, cadastramento
de USUÁRIOS e cadastramento de PROJETOS / OBRAS porém, também
estará sendo disponibilizada para os USUÁRIOS para que estes
tenham conhecimento da estrutura funcional da qual fazem
parte.

Inicialmente, ficará a cargo do CLIENTE, o cadastramento
dos USUÁRIOS e dos PROJETOS / OBRAS . Este cadastramento
inicial é necessário para que a estrutura de funcionamento
do sistema e as permissões de acesso sejam estabelecidas.


[50.1] CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS

Entende-se por USUÁRIO aqueles que terão acesso às
informações que serão disponibilizadas em deterninadas
Obras / Projetos .

Para o cadastramento do USUÁRIO conforme [4.6], é
conveniente fazer o levantamento das seguintes informações:
Nome do Usuário; eMail do Usuário; login do Usuário.

Com relação ao 'login' do Usuário (palavra chave para
entrada no sistema junto com a senha), é conveniente
entrar em contato previamente com o Usuário e questionar
com relação a existência de um login previamente adotado ou
seja, se este Usuário já utiliza um determinado 'login'
no sistema SADP de um outro CLIENTE, é conveniente que este
login seja mantido para facilitar a operação do Usuário.

Como sabemos, o mesmo CLIENTE poderá ter a sua conta
sub-dividida para vários administradores de Projeto / Obra
assim, o Usuário cadastrado poderá ser cadastrado por
vários administradores caso execute serviços para mais de
um deles.  Da mesma forma, é importante nesta situação
que o login deste Usuário seja mantido o mesmo entre os
vários administradores do mesmo CLIENTE. Veja no ato
do cadastramento do Usuário que teremos acesso à LISTA
GERAL DE USUÁRIOS aonde estarão listados os nomes e os
respectivos logins dos Usuários deste CLIENTE. Consulte
também esta lista antes de cadastrar o Usuário e
verifique se este Usuário já foi previamente cadastrado
por outro administrador do mesmo CLIENTE.

Mantenha para este 'login', de preferência, palavra com
letras minúsculas, sem acento, sem espaço e sem caracteres
especiais .

Seguindo então as orientações  (exemplo:)
        Nome do Usuário: ADF Engenharia de Projetos
        Login: adf
        Senha: banana
        eMail: adf@uol.com.br
        Nível: (escolha entre os disponíveis - Arquitetura,
                Estrutura, Hidráulica, etc...)

OBS: para Usuários que atuam em mais de um Nível conforme
     acima listados, deverão ser feitos diferentes cadastros,
     com diferentes logins e Nomes (exemplo:)
        Nome do Usuário: ADF Engenharia - Hidráulica
        Login: adfh
        Senha: banana
        eMail: adf@uol.com.br
        Nível: Hidráulica

        Nome do Usuário: ADF Engenharia - Elétrica
        Login: adfe
        Senha: banana
        eMail: adf@uol.com.br
        Nível: Elétrica

Sendo para este usuário o primeiro cadastramento, é
facultativo incluir o nome e login dele na LISTA GERAL
DE USUÁRIOS do Cliente porém, para Clientes com mais de
um administrador este procedimento é sempre recomendável.


[50.2] CADASTRAMENTO DE OBRAS / PROJETOS

Entende-se por OBRA / PROJETO, o evento que irá reunir
um grupo de USUÁRIO através da troca e envio de arquivos
e mensagens.

Para o cadastramento da OBRA conforme [4.8], é
conveniente fazer o levantamento das seguintes informações:
Nome do Projeto; apelido do Projeto; Cliente; Endereço;
Comentários.

Com relação ao 'apelido', trata-se de um nome que é utilizado
internamente pelo sistema como o 'login' da Obra / Projeto.
Os Usuários não terão acesso a este nome 'Apelido'.
Este 'Apelido' é usado internamente pelo sistema para criação
de pastas de armazenamento de arquivos e informações de
históricos e habilitações de Usuários neste Projeto.

Mantenha para este 'Apelido', de preferência, palavra com
letras minúsculas, sem acento, sem espaço e sem caracteres
especiais .

Seguindo então as orientações  (exemplo:)
        Nome do Projeto: Edifício Mar Azul
        Apelido:  mazul
        Cliente: JLP Participações e Incorporações
        Endereço: Estrada da Lagoa, Km 23 - Paraibuna
        Comentários:  Edifício de 18 andares com 4
                      pavimento por andar e incorporação
                      registrada ....


[50.3] HABILITANDO USUÁRIOS PARA AS OBRAS / PROJETOS

Até então, o fato de termos cadastrado os Usuários e também
cadastrado as Obras / Projetos não irá permitir que estes
Usuários cadastrados tenham acesso aos Projetos / Obras
criadas.  Assim, será necessário HABILITAR estes ou parte
desets Usuários nos respectivos Projetos / Obras nos quais
estarão efetivamente participando.

Um determinado Usuário poderá ser habilitado para um ou mais
Projetos / Obras.  Da mesma forma, poderá ser cadasatrado no
sistema ou tendo terminado o Projeto / Obra na qual
participou, manter-se cadastrado sem ter acesso a nenhum
Projeto / Obra que está em andamento.

Habilitar siginifica permitir que um determinado Usuário
anteriormente cadastrado tenha acesso às informações e
arquivos disponíveis em um Projeto / Obra e, selecionar
o tipo de acesso (permissões) que este Usuário terá neste
Projeto / Obra.  O mesmo Usuário poderá ser cadastrado
com diferemtes permissões em diferentes Projetos / Obras.

Assim, selecionaremos como CLIENTE, um Usuário da lista
apresentada e, um Projeto dentre os cadastrados.
Ao selecionarmos este 'par' de informação, estamos
indicando que o Usuário selecionado será habilitado para
o Projeto escolhido nas condições de permissão que
definiremos em seguida.

Para este Projeto / Obra, este Usuário poderá:
        * somente LÊR arquivos
          tem acesso aos arquivos somente para leitura,
          nestas condições o Usuário não irá conseguir
          enviar um arquivo para este Projeto / Obra
        * somente GRAVAR arquivos
          tem acesso aos arquivos somente para gravar,
          nestas condições o Usuário não irá conseguir
          receber um arquivo deste Projeto / Obra
        * ambos, LÊR e GRAVAR arquivos
          tem acesso aos arquivos tanto para lêr como
          para gravar (DownLoad - UpLoad)

Estas permissões de LÊR e GRAVAR acima definidas, serão
única e exclusivamente referentes ao NÍVEL a que este
Usuário foi inicialmente cadastrado ou seja, o Usuário
que foi cadastrado por exemplo com o NÍVEL arquitetura,
somente para arquivos de arquitetura ele receberá as
permissões acima definidas.

Para os outros NÍVEIS que não sejam os do próprio usuário
que está sendo habilitado, somente poderão ser executadas
leituras de arquivos e, serão selecionados entre todos
os outros Níveis, quais este Usuário terá permissão de
leitura e passará a receber informações quando alterações
ou inclusões forem feitas.

Assim, por exemplo, para este Usuário com NÍVEL arquitetura,
iremos definir outros 3 níveis que ele terá acesso para
leitura de informações: Estrutura, Hidráulica e Elétrica.

Desta forma, este Usuário terá permissão de enviar arquivos
para o sistema sempre e somente com o seu NÍVEL originalmente
cadastrado (arquitetura no exemplo) e poderá somente lêr
arquivos enviados pelos Usuários dos outros Níveis
selecionados (estrutura, hidráulica e elétrica no exemplo)

Um outro parâmetro que é atribuido ao Usuário quando habilitado
para o Projeto, é o seu Grau de Segurança.  Grau de Segurança
é um número de 1 a 9 .  O Coordenador ao criar um determinado
Projeto, atribui também para as Pastas deste Projeto (legal,
ante-projeto, projeto executivo, documentos, etc) o Grau de
Segurança necessário que o Usuário deve ter para poder acessar
o conteúdo da Pasta. Por exemplo, um determinado Usuário que foi
habilitado para lêr os arquivos do Nível Arquitetura e para este
Projeto recebeu Grau de Segurança 5, somente poderá acessar as
Pastas que tenham Grau de Segurança menor ou igual a 5 do Nível
Arquitetura e dos outros que tenha sido habilitado para leitura.

Os Usuários quando habilitados em um determinado Projeto, poderão
ter acesso aos arquivos imediatamente após o cadastramento ou,
somente após a aprovação do arquivo pelo Coordenador. Assim, um
último parâmetro configurado, é se o Usuário poderá ter acesso à
todos os arquivos cadastrados nos respectivas Níveis habilitados
ou se ele só terá acesso aos arquivos após terem sido aprovados .

Com esta estrutura montada, a operação de Usuários nos
Projetos estará imediatamente liberada e, poderá ser
alterada pelo CLIENTE em qualquer instante, on-line,
mediante atualização, desabilitação ou descadastramento
dos usuários.




[100] PADRÕES DE ENVIO DE EMAIL

O sistema de envio de emails está preparado para incluir
no cabeçalho da mensagem, informações do CLIENTE e quando
for o caso, da OBRA a qual a mensagem se refere.

Na composição automática do email pelo sistema, o campo
DE / FROM : estará preenchido de forma a ser reconhecido de
onde a mensagem foi originada. Entende-se por originada,
CLIENTE e OBRA a qual a mensagem se refere.

Para entendermos melhor e utilizarmos as vantagens destas
informações, vejamos as seguintes informações:
{i}   o mesmo CLIENTE da conta SADP, poderá ter várias
      sub contas, um para cada administrador dentro do
      procedimento operacional do sistema (ex: obras de
      São Paulo, obras do Rio de Janeiro, etc)
      Cada um destes administradores da conta do CLIENTE
      possui o seu próprio 'login' (ex: ob_SP, ob_RJ, etc).
{ii}  o mesmo administrador, poderá ter dentro da sua área
      de trabalho, uma série de OBRAS em andamento (ex:
      Edifício Mar Azul, Escola ZDR, etc)
      Cada uma destas obras quando cadastradas pelo
      administrador receberá também um 'login' para uso
      interno do sistema (ex: marazul, eZDR, etc)
{iii} os USUÁRIOS do sistema SADP devidamente cadastramos
      e habilitados pelo administrador, poderão estar
      cadastrados em vários administradores do mesmo CLIENTE
      e ainda, em mais de uma OBRA do mesmo administrador.

Com esta estrutura definida, as informações do sistema poderão
ser filtradas e devidamente separadas em diferentes pastas,
uma para cada administrador / obra, sem a necessidade da
cópia / separação manual das mensagens (email) para as suas
respectivas pastas .

As mensagens recebidas terão no campo DE / FROM: o padrão

       NomeDeQuemEnvia [ LOGIN_adm @ sadp.com.br ]
       NomeDeQuemEnvia [ LOGIN_obra . LOGIN_adm @ sadp.com.br ]

aonde LOGIN_adm e LOGIN_obra serão conhecidos nos primeiros
emails recebidos do sistema .

Assim, devemos cadastrar no software de email (OutLook. Netscape,
etc) um primeiro endereço para o CLIENTE / Administrador no
formato:
            nome:  SADP - CLIENTE - Administrador
                  ( ex: SADP - Machado Engenharia - Arq. Vânia )
           email: LOGIN_adm @ sadp.com.br
                  ( ex: me_vania@sadp.com.br )

repita adequadamente para os vários Administradores deste CLIENTE

Devemos cadastrar também no software de email um novo endereço
para cada OBRA que estamos participando, no formato:

            nome:  SADP - CLIENTE - OBRA
                  ( ex: SADP - Machado Engenharia - Edif. Mar Azul)
           email: LOGIN_obra . LOGIN_adm @ sadp.com.br
                  ( ex: marazul.me_vania@sadp.com.br )

repita adequadamente para as várias obras que está participando

Desta forma, com estes endereços cadastrados, poderemos configurar
o software de email para filtrar automaticamente toda mensagem
recebida de DE/FROM: e desviá-la para uma pasta (caixa de entrada)
específica do CLIENTE e da OBRA.





[101] INSTALAÇÃO DE SOFTWARE DE FTP (OPCIONAL)

Qualquer software de FTP poderá ser utilizado para trabalhar com o
sistema.  Normalmente recomendamos o software 'LeechFTP' que além
de gratuito é de simples utilização (veja em Dicas e Soluções).

Segue abaixo configuração para o CuteFTP http://www.cuteftp.com

Instalado o software siga os seguintes procedimentos:

A aparência do programa após instalado e acionado é de
entendimento e poderá ser resumida da seguinte forma:
[menu superior]
na parte superior encontraremos um menu de funções.
[ícones de auxílio]
logo abaixo do menu, teremos uma série de ícones de acesso
rápido à funções que também se encontram disponíveis no menu.
[áreas de trabalho]
abaixo dos ícones, encontraremos duas áreas de trabalho (lado
esquerdo e lado direito) que são as maiores e principais áres
de trabalho do programa.
Na esquerda encontraremos uma lista do seu drive local ou seja,
o conteúdo do seu computador (drive c:, d:, etc - drives de rêde
também).
Na direita iremos encontrar uma listagem do drive remoto do
Cliente, o conteúdo da área temporária de armazenamento (drive
ftp://...)

Uma vez cadastrado o endereço de ftp, configurado e conectado,
utilizaremos o programa para copiar (upload) arquivos do seu
drive local c:, d: (lado esquerdo) para o drive remoto ftp://
(lado direito) .  Após os arquivos copiados para a área
temporária de armazenamento, deveremos Cadastrar os arquivos
no sistema .

Cadastramento de endereços dos Clientes SADP

{1} acione no menu superior:
    [File] [Site Manager]
    ou
    [Arquivo] [Gerenciador de Sites]

O 'Gerenciador de Sites' agrupa o conjunto de endereços
de  FTP que serão pré-cadastrados para termos acesso
rápido a estas áreas temporárias de armazenamento.
Já existem alguns endereços que estão pré-cadastrados
pelo próprio programa em pastas existentes assim, para
facilitar o dia a dia de utilização, click com o mouse
no sinal '-' de cada uma das pastas (côr amarela) para que
os vários endereços (côr branca) de FTP destas pastas não
sejam mostrados.

{2}  criando a pasta SADP
     iremos criar uma nova pasta SADP aonde ficarão
     pré-cadastrados os vários endereços de FTP de
     vários Clientes / Administradores do sistema .

     Click com o mouse uma única vez em cima da primeira
     e principal pasta 'General Sites' .  Selecionada
     esta pasta, click agora por sima dela novamente
     com o botão do mouse da DIREITA .  Será mostrado um
     menu com o ítem [Nova Pasta] / [New Folder] .
     Selecione este ítem e dê para esta pasta o nome SADP.

{3}  criando endereços na pasta SADP
     uma vez a pasta criada, iremos pré-cadastrar os
     endereços FTP da área temporária de armazenamento.
     Selecione com um único click do mouse a pasta SADP.
     Abaixo a esquerda, acione o botão [Novo] / [New].
     Será mostrado um quadro de diálogo aonde deveremos
     preencher com as seguintes informações:
     no campo (rótulo) / (label)
       digitar para identificação o nome do Cliente e do
       administrador (pode utilizar maiusculo e minusculo).
       Por exemplo, cadastrando o endereço da Construtora FGH,
       e dentre os vários administradores o Arq. João Paulo.
       digite:   FGH - João Paulo
     no campo (host address) / (endereço do host)
       ftp.sistrut.com.br
     deixar em branco o campo (login) / (nome do usuário)
     deixar em branco o campo (senha) / (password)
     manter selecionada (port) / (porta)  21
     manter selecionado (anonymous) / (anonimo)

(4)  primeira conexão à área de FTP
     Uma vez o quadro de diálogo acima preenchido, à direita
     abaixo veremos o botão [Conectar] / [Conect].
     Acione para conectar e aguarde a área referente ao
     drive remoto (direita) ser preenchida com os nomes
     de arquivos e diretórios.

     Após preenchida, iremos selecionar o diretório de
     armazenamento temporário do Cliente que está sendo
     pré-cadastrado.
     Dentre os diretórios disponíveis dentro da área do
     drive remoto (direita), encontraremos um de nome
     SADP. Click duas vezes com o mouse para abrir o
     conteúdo deste diretório.
     Serão mostrados vários sub-diretórios no formato
     U00ncliente aonde, cada um deles é o diretório de
     um dos administradores deste Cliente.
     Ao ser cadastrado no sistema, foi enviado uma mensagem
     por email para o seu endereço contendo o nome do
     diretório e sub-diretório do administrador que fez
     o cadastramento. Selecione este o sub-diretório
     apropriado com dois clicks do mouse sobre ele.
     Uma vez este diretório selecionado, para fazer com
     que fique configurado definitivamente no programa
     de FTP, acione no menu superior o comando:
     [Comand] [Seções] [Salvar caminho REMOTO]
     ou
     [Command] [Session] [Save REMOTE path]
     Isto fará com que este 'caminho' fique pré-cadastrado
     e seja automaticamente selecionado e mostrado quando
     este endereço for solicitado.

     Da mesma forma, dentre os diretórios disponíveis dentro
     da área do drive local de trabalho (esquerda), selecione
     uma área o mais próxima possível do diretório de trabalho
     deste Cliente / Administrador e, uma vez selecionado,
     acione no menu siperior o comando:
     [Comand] [Seções] [Salvar caminho LOCAL]
     ou
     [Command] [Session] [Save LOCAL path]


Você também poderá ser cadastrado como um USUÁRIO de um outro CLIENTE
assim, neste nesmo espaço, poderemos cadastrar os endereços de acesso
como USUÁRIO de um ou mais CLIENTES.

Execute este cadastramento como USUÁRIO somente quando um outro CLIENTE
incluir o seu nome na lista de usuários dele.  Tente manter o seu mesmo
LOGIN (apelido) como usuário deste outro cliente para facilitar a sua
entrada no sistema.  Seu login não será solicitado ou necessário nesta
etapa de transferência para área temporária do CLIENTE.





dúvidas e sugestões poderão ser enviadas para
SISTRUT sadp@sistrut.com.br

atualizado em 02/ago/2006
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