---------------------------------------------------- SADP - Sistema de Armazenamento de Dados de Projetos ---------------------------------------------------- [Informativo para o USUARIO] Bem vindo ao sistema SADP ! O SADP é um sistema de DataWarehouse (armazenamento de dados), voltado para empresas de projeto que tenham necessidade de envio e recebimento de grandes arquivos de dados (desenhos, figuras, textos, planilhas, etc). O funcionamento do sistema está baseado no fato de existir uma área exclusiva do CLIENTE aonde poderão ser armazenados arquivos, tanto por parte do CLIENTE como por parte dos vários USUÁRIOS que serão cadastrados pelo CLIENTE. Cada CLIENTE poderá ter vários USUÁRIOS cadastrados para acessar a sua conta e, cada um destes USUÁRIOS será habilitado para cada um dos vários projetos que separadamente poderão ser armazenados nesta área do CLIENTE. Estes USUÁRIOS poderão ser habilitados para 'só leitura' , 'só gravação' e 'leitura e gravação' diferentemente em cada projeto do CLIENTE. Este documento tem como finalidade preparar o novo USUÁRIO com relação aos procedimentos de utilização e os recursos disponíveis no sistema. [1] PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO O sistema SADP é baseado no princípio que nenhum arquivo ou mensagem poderá ser diretamente acessado a não ser pelo próprio sistema assim, ficam registradas todas as operações de envio e recebimento tanto de arquivos como de mensagens através do sistema. O envio de arquivos pode ser feito tanto pelo protocolo FTP (File Transfer Protocol) como por formulário próprio do sistema para uma área de InterNet temporária. Uma vez os arquivos transferidos para esta área temporária de armazenamento, estes arquivos serão cadastrados no sistema e transferidos pelo sistema para uma área de armazenamento do CLIENTE de forma que somente poderão ser acessados através do próprio sistema SADP. Todas as operações que veremos afrente são monitoradas pelo sistema e cadastradas na forma de 'histórico de operações' e envio de eMails. Todos os procedimentos operacionais disponíveis no sistema são voltados para o armazenamento, manutenção e leitura de arquivos armazenados na área do CLIENTE. Veja em [50] um exemplo básico para o início das operações com o sistema SADP. [2] SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA O FUNCIONAMENTO O sistema está preparado para funcionar somente com um browser de navegação do tipo NetScape ou Explorer. Existe o recurso opcional para transferência de arquivos na área temporária de armazenamento, utilizando um programa de FTP para este tipo de tarefa. Iremos recomendar um software de FTP com distribuição gratuíta pela InterNet e faremos as devidas recomendações para instalação e preparo do sistema para o acesso à área de FTP do sistema SADP. Veja em [101]. Caso você já tenha e utilize um outro software de FTP, tente adaptar as instruções de configuração para o seu software. [3] TRANSFERINDO ARQUIVOS PARA A ÁREA TEMPORÁRIA DE ARMAZENAMENTO Tanto o CLIENTE como o USUÁRIO do sistema, para cadastrarem arquivos no sistema, deverão inicialmente transferir este arquivo para uma área temporária de armazenamento do CLIENTE. O sistema permite que a transferência seja feita por uma das três maneiras a seguir: a] FORMULÁRIO DO SISTEMA Esta é a maneira mais simples e prática pois não necessita nenhum conhecimento adicional de informática e não necessita nenhum outro software além do próprio navegador. b] JANELA DO NAVEGADOR O sistema mostrará uma 'janela' com o conteúdo da área temporária de armazenamento e, paralelamente o Usuário deverá abrir uma outra janela com o conteúdo do drive local (C: D: ou rêde). A transferência de arquivos é feita selecionando um ou mais arquivos na área local de trabalho (C:, D: ou rêde) e 'arrastando' estes arquivos para a janela da área renota (área temporária) c] SOFTWARE DE FTP Um software apropriado para comunicação pelo protocolo FTP fará a transferência dos arquivos da área local de trabalho (C:, D:) para a área remota temporária de armazenamento. Estes arquivos deverão ser transferidos para a área temporária do CLIENTE e, após isto, CADASTRADOS no sistema aonde passarão a ocupar uma área privada do CLIENTE que somente terá acesso via o sistema SADP. Ao utilizarmos o procedimento c] acima citado, a configuração do endereço FTP da Área Temporária de Armazenamento é fornecido tanto para o CLIENTE quando se cadastra e abre a conta SADP, como para o USUÁRIO ao ser cadastrado pelo CLIENTE. Este endereço possui o formato ftp://ftp.sistrut.com.br/SADP/XnnnCLIENTE onde: ftp://ftp.sistrut.com.br/ é o endereço geral de FTP da Sistrut SADP/ é o diretório geral de armazenamento UnnnCLIENTE é o nome do diretório do CLIENTE com: U usuário/coordenador do sistema nnn número sequencial de cadastro Como transferir arquivos para a área temporária de armazenamento ? (I) Pelo FORMULÁRIO do sistema {a} selecione o número de arquivos que serão enviados simultaneamente {b} selecione o botão 'MONTAR FORMULÁRIO'. {c} para cada um dos campos disponíveis (número de arquivos), acione o botão 'PROCURAR' e selecione um dos arquivos. {d} repita a operação para todos os arquivos {e} acione o botão 'TRANSFERIR' para que os arquivos sejam copiados para a área temporária de armazenamento. {f} após a transferência completada, serão mostrados os nomes dos vários arquivos transferidos, seus tamanhos e o tempo de transferência. OBS: para termos a certeza que o arquivo foi corretamente e integralmente transferido, o sistema SADP ao iniciar a transferência de um arquivo, altera o seu nome original incluindo a terminação .TMP . Após toda a transferência ser executada, o sistema renomeia o arquivo para o nome original assim, caso arquivos transferidos sejam vistos no procedimento de cadastramento com o nome original mais a terminação .TMP, significa que a transferência NÃO foi bem feita sendo necessário retransmitir o arquivo. (II) ARRASTANDO o arquivo pela Janela do Navegador {a} uma vez logado no sistema SADP ou como CLIENTE ou como USUÁRIO, é mostrado junto ao serviço de UpLoad, um link com o título 'Faça copia do arquivo por uma JANELA DO NAVEGADOR' {b} ao acionar este link, será aberta uma janela já conectada no endereço de FTP da área temporária do CLIENTE {c} acione pelo desktop o programa Windows Explorer e, procure no seu drive local (C:/, D:/ ..) os arquivos que serão transferidos. {d} selecione um ou mais arquivos no seu drive local (janela do Windows Explorer) e arraste os arquivos selecionados para a área do drive remoto (janela do InterNet Explorer) {e} O sistema irá mostrar um quadro com duas pastas e informações sendo transferidas de uma para outra. Ao término da transferência os arquivos arrastados serão mostrados também na área temporária de armazenamento. (III) Pelo programa específico de FTP acima sugerido {a} acione no menu [Arquivo] e [Gerenciador de Sites] {b} selecione a pasta [SADP] {c} selecione o site 'CLIENTE - nome da sua empresa' {d} acione o botão [conectar] a direita em baixo para conectar {e} no quadro da esquerda serão mostrados os seus arquivos no diretório local (seu winchester C: ou D: etc) {f} no quadro da direita serão mostrados os arquivos no diretório temporário de armazenamento do sistema SADP e, somente serão mostrados os arquivos que ainda não foram transferidos para a área privada do CLIENTE {g} selecione um ou mais arquivos do lado esquerdo que deseja transferir para a temporária do CLIENTE (para selecionar mais de um arquivo utilize a tecla Ctrl+MouseClick) {h} selecionados os arquivos do lado esquerdo, acione nos ícones [Upload] para que os arquivos sejam transferidos {i} para cadastrar o diretório local (C:/...) que fica cadastrado do lado esquerdo de trabalho como permanente, acione no menu acima [Comando] [Seções] e [Salvar caminho Local] assim, na próxima conexão, este diretório local deste projeto será listado automaticamente. [4] FUNCIONAMENTO DO SISTEMA Para acionar o sistema SADP, devemos acionar o endereço de InterNet http://www.sistrut.com.br/sadp. Você encontrará do lado esquerdo da tela, um conjunto de links que irão orientar a utilização do sistema e completar as informações que seguem abaixo. Na tela principal de abertura, veremos 2 quadros. 'ÁREA DE CLIENTE' e 'ÁREA DE USUÁRIO'. Fornecida então o LOGIN e a respectiva SENHA, acionaremos o acesso ao sistema SADP. Quando estamos fazendo o login como um USUÁRIO, é necessário também selecionar o CLIENTE da conta a qual queremos ter acesso. O mesmo USUÁRIO pode estar cadastrado em vários CLIENTES. Não é necessário que o login do USUÁRIO seja o mesmo em todos os CLIENTES porém, é recomendável que para a facilidade de utilização do sistema por parte do USUÁRIO, este login seja mantido o mesmo em todos os CLIENTES. Da mesma forma, um CLIENTE do sistema SADP poderá ser um USUÁRIO na conta de um outro CLIENTE. Para que não exista duplicidade de LOGIN dentro do sistema, ao cadastrarmos um novo CLIENTE no sistema ou quando um CLIENTE cadastra um novo USUÁRIO, teremos acesso à 'Lista Geral de Usuários' aonde estarão listados todos os nomes de CLIENTES e USUÁRIOS com os seus respectidos LOGINs. Uma vez 'logado' ao sistema, será apresentado um conjuto de funções que estarão disponíveis para utilização. A IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE ... Todas as funções do sistema estão disponíveis no quadro maior a direita da tela porém, para não ser necessário 'rolar' esta tela procurando a função desejada, é apresentado um índice no quadro à esquerda em baixo que, quando acionado posiciona corretamente a função selecionada no quadro maior da direita. O acionamento da função desejada sempre será feito pelo quadro da direita. [4.1] UPLOAD Cadastra no sistema um arquivo previamente transferido para a área temporária de armazenamento. Vincula o arquivo enviado a um Projeto previamente cadastrado. Esta função deverá ser solicitada quando já existirem Projetos cadastrados no sistema. Para cadastrarmos um novo arquivo no sistema e fazer com que ele fique disponível para o CLIENTE e para os USUÁRIOS habilitados em um determinado Projeto, é necessário inicialmente transferir o arquivo para a área temporária de armazenamento do CLIENTE. Esta transferência já foi devidamente explicada no ítem [3] SELECIONANDO O ARQUIVO PARA CADASTRAMENTO Será inicialmente apresentado um quadro com o nome dos vários arquivos que estão disponíveis na área temporária de armazenamento. Selecione o arquivo que deseja transferir para a área privada do CLIENTE. NOME DO ARQUIVO PARA DOWNLOAD O nome que será cadastrado para o arquivo no sistema não obrigatoriamente será o nome original do arquivo enviado assim, poderemos escolher um novo nome que o arquivo terá no sistema ou deixar o campo em branco para que o mesmo nome seja adotado. PROJETO Selecione entre os Projetos cadastrados, qual o Projeto a que este arquivo pertence. Um arquivo poderá ser 'vinculado' somente para um único Projeto. Para vincular o mesmo arquivc em vários projetos deveremos atribuir um 'Nome para Download' diferente em cada um dos Projetos no qual ele estiver 'vinculado'. NÍVEL Esta função está disponível somente para o CLIENTE. Quando um arquivo é cadastrado no sistema, definimos o nível deste arquivo ou seja, o grupo a que ele pertence (Arquitetura, Estrutura, Hidráulica, Elétrica, etc.) Quando um USUÁRIO está cadastrando um arquivo no sistema, o arquivo receberá o mesmo Nível que o USUÁRIO possui. PASTA Assunto ao qual o arquivo está vinculado COMENTÁRIOS Faça seus comentários sobre o arquivo que está sendo enviado. Muitas vezes o nome do arquivo não identifica o conteúdo dele. Utilize neste campo de comentários informações para esclarecer tanto o CLIENTE como os USUÁRIOS sobre o conteúdo do arquivo. Quando o arquivo enviado for um arquivo ZIPado contendo vários arquivos compactados, é conveniente descrever todos os arquivos que estão compactados. O sistema não termite que seja feito o DownLoad de um file dentro do arquivo compactado, todo o arquivo compactado terá que ser lido. SELECIONAR OS INTERESSADOS NO ARQUIVO Quando um arquivo é cadastrado no sistema, todos os USUÁRIOS habilitados pelo CLIENTE no projeto tenham acesso ao nível do arquivo que está sendo cadastrado, receberão uma mensagem avisando que a informação encontra-se disponível no sistema. Quem cadastra o arquivo, tem a possibilidade de selecionar entre todos, somente alguns que receberão esta mensagem. Este procedimento poderá ser executado tanto pelo CLIENTE como pelo USUÁRIO e, deverá ser utilizado somente quando quem está cadastrando o arquivo tenha plena certeza que estas informações não interessam àqueles que estão sendo incluídos. Estes excluídos não receberão a mensagem porém terão acesso aos arquivos . Acionado o botão [Cadastrar Arquivo], será apresentada uma segunda tela de confirmação sendo que: {a} se o arquivo já existe com este nome para este CLIENTE (qualquer outro Projeto), o arquivo não será aceito e o sistema pede que seja fornecido um 'Nome para DownLoad' diferente. {b} se o arquivo já existe neste Projeto, o sistema permitirá que ele seja atualizado desde que esteja sendo enviado (atualizado) ou pelo CLIENTE ou pelo USUÁRIO que originalmente enviou o arquivo pela primeira vez. {c} se o arquivo é novo e ainda não existe neste Projeto será normalmente aceito. Será também mostrado o tamanho em bytes do arquivo. É importante conferir se o tamanho mostrado que representa o tamanho do arquivo que está armazenado na área temporária, é o mesmo tamanho do arquivo original que foi enviado. Isto praticamente garante que durante o envio para a área temporária não ocorreram problemas de truncamento da transmissão. Caso tenha sido anteriormente escolhido por SIM selecionar os interessados no arquivo, será mostrado uma lista com todos os possíveis interessados (habilitados pelo CLIENTE) e deverão ser escolhidos os interessados. Acionando então o botão [Confirme Cadastrar Arquivo] o arquivo selecionado será transferido da área temporária para a área privada do CLIENTE. O arquivo é deletado da área temporária. O sistema enviará uma série de eMails para o CLIENTE e para todos os USUÁRIOS cadastrados no Projeto selecionado, informando que um novo arquivo foi enviado para a área do CLIENTE. Esta operação passará a fazer parte do histórico de operações do Projeto e de quem enviou o arquivo, CLIENTE ou USUÁRIO. (vide [100]) [4.1.1] CADASTRAR VÁRIOS ARQUIVOS SIMULTANEAMENTE ATENÇÃO A Sistrut desenvolveu o programa 'SADPzip for Windows' para auxiliar os Usuários na compactação simultânea de vários isolados e, definir os comentários destes arquivos de forma rápida fazendo com que todos sejam cadastrados isoladamente e de uma única vez. Veja em 'Dicas & Soluções' o download do programa SADPzip. (não é necessária a leitura das instruções abaixo para usar o SADPzip) Como vimos acima, o cadastramento dos arquivos é feito um por um, informando ao sistema o Projeto, Nível, Pasta e Comentário sobre o arquivo, estando todo o tempo conectado no sistema . É possível efetuar o cadastro de vários arquivos simultaneamente, com a possibilidade de 'digitar' os dados de Nome, ReNome e Comentários sem estar conectado ao sistema e, submeter estas informações através dos seguintes procedimentos: {a} Limitações poderão ser cadastrados vários arquivos, TODOS no mesmo Projeto (obra), mesmo Nível e mesma Pasta {b} Procedimentos Os arquivos a serem cadastrados deverão ser da mesma forma transferidos para a área temporária de armazenamento . Junto com os arquivos a serem cadastrados, será também transferido um arquivo de instruções com as informações de cada arquivo que será cadastrado. {c} Nome do Arquivo de Instruções Poderá ser adotado qualquer nome para este arquivo de instruções porém, pelo fato de arquivos deste tipo serem criados para diferentes Projetos / Obras e para diferentes Usuários e para cada Pasta, aconselhamos que o nome do arquivo seja adotado no formato loguser.projeto.pasta . Isto fará que o arquivo seja facilmente identificado com relação ao Projeto, Usuário e Pasta. Por exemplo, o Usuário 'ABC Arquitetos' ao criar este arquivo para o Projeto / Obra 'Jardim ILhas do Sul', para cadastrar vários arquivos na Pasta 'plotagem', adotaria para este arquivo de instruções o nome abc.jsul.plot {d} Conteúdo do Arquivo de Instruções Este arquivo deverá conter instruções com o nome de cada arquivo que será cadastrado e o Comentário sobre o conteúdo deste arquivo. O formato do arquivo é texto simples e poderá ser criado por qualquer editor de texto sendo que, ao ser salvo deverá ser optado para 'Salvar como' - modo texto . estrutura do arquivo: $$arquivo nome_do_arquivo,renome_do_arquivo {coment} digitar aqui os comentários sobre o arquivo podem usar várias linhas e também pular linhas em branco {fimcoment} - As linhas $$arquivo , {coment} e {fimcoment} não devem ser alteradas, sempre em caracteres minúsculos e na ordem apresentada. OBS: os símbolos { e } são chaves, os que tem a ponta. - 'nome_do_arquivo' deverá ser digitado o nome do arquivo transferido para a área temporária não sendo necessário manter letras maiúsculas e letras minúsculas porém, é necessário incluir a terminação do arquivo (.dwg .plt .zip) . No caso do nome com letras maiusculas e minusculas diferentes, será adotado o nome do arquivo transferido e não o nome digitado a menos que ',renome_do_arquivo' seja especificado. - ',renome_do_arquivo' é opcional e deverá ser digitado o nome que o arquivo terá quando cadastrado no sistema, lembrando-se de separar o nome original do novo nome com uma vírgula. - Entre as linhas {coment} e {fimcoment} deverá ser digitado o comentário sobre o conteúdo do arquivo a ser cadastrado. - Este bloco de informação refere-se a um único arquivo a ser cadastrado, vários blocos poderão ser colocados dentro do mesmo arquivo de instruções {e} Como proceder para cadastrar O arquivo de instruções deverá ser transferido para a área temporária de armazenamento junto com os arquivos a serem cadastrados. Ao solicitar o 'cadastro de arquivos já transferidos', na lista dos arquivos disponíveis será mostrado também o arquivo de instruções, motivo pelo qual o nome deste arquivo deve identificar facilmente o Usuário, Projeto e Pasta que irá atuar. Selecione o arquivo de instruções e, MARQUE logo abaixo a opção [x] SIM, cadastramento de MÚLTIPLOS ARQUIVOS Selecione o Projeto, Nível e Pasta, NÃO sendo necessário digitar o conteúdo de Comentários. Siga normalmente o processo de cadastramento reparando que ao invés de serem fornecidas informações do cadastramento de um único arquivo como feito em [4.1], serão cadastrados TODOS os arquivos que foram listados no arquivo de instruções. [4.1.2] INLUIR COMENTÁRIO E STATUS NOS CADASTRADOS Para os arquivos que já foram anteriormente cadastrados no sistema, é possível enviar um comentário adicional sobre o arquivo sem que seja necessário enviar o arquivo novamente. Este comentário irá ser incluído na lista de comentários do arquivo e não irá eliminar os comentários anteriormente enviados. Neste mesmo procedimento, opcionalmente é possível alterar a PASTA que o arquivo encontra-se cadastrado. Esta função somente poderá ser executada pelo proprietário do arquivo ou seja, só será possível enviar comentários para os seus arquivos cadastrados no sistema. SELECIONE O ARQUIVO Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s) PASTA(S) que deseja visualizar. Serão listados todos os arquivos cadastrados de sua propriedade que se enquadrem na seleção de PROJETO, NÍVEL e PASTA . A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção [ x ] para que seja selecionado pelo menos um entre todos os arquivos listados, no qual será incluído um novo comentário. COMENTÁRIO ADICIONAL Abaixo, após a lista dos arquivos, é apresentado um campo aonde deverá ser digitado o novo comentário. PASTA Opcionalmente selecione uma nova PASTA para onde o arquivo será 'movimentado' . NÍVEL Esta opção somente será mostrada para Usuários que tenham permissão para gravar arquivos em mais de um NÍVEL. Opcionalmente selecione um novo NÍVEL para onde o arquivo será 'movimentado' . TITULARIDADE Opcionalmente poderemos transferir a titularidade de um arquivo já cadastrado no sistema para um outro Usuário. Esta função obriga ao preenchimento do login + senha do Usuário que passará a ser o novo proprietário do arquivo. Os arquivos só poderão ser transferidos para Usuários habilitados no projeto. STATUS Neste mesmo arquivo no qual está sendo incluido um comentário, poderemos marcá-lo com STATUS de 'Atualizado' . Quando selecionamos MARCAR o arquivo, sempre que este arquivo for listado no sistema por qualquer Usuário que a ele tenha direito de visualização, será mostrado uma marca ATUALIZADO . Quando selecionamos DESMARCAR, estaremos retirando o Status e consequentemente quando listado o arquivo, não será mostrada a marca ATUALIZADO . Quando selecionamos MANTER, nada será alterado no Status do arquivo selecionado. A palavra ATUALIZADO foi escolhida por dois motivos. ARQUIVOS COM O MESMO NOME Quando o proprietário do arquivo envia para o sistema uma versão mais nova de um arquivo já cadastrado, ele poderá cadastrar este arquivo com o mesmo nome do anterior. Neste cadastramento, o novo comentário será acrescentado nos comentários anteriores e, é conveniente que o Status de 'atualizado' seja marcado para chamar a atenção dos outros usuários do sistema. É conveniente detalhar no comentário 'substitui o arquivo de mesmo nome ... '. ARQUIVOS COM OUTRO NOME Quando o proprietário do arquivo envia para o sistema uma versão mais nova de um arquivo já cadastrado, adotando agora um novo nome para o arquivo, é conveniente que o Status de 'atualizado' seja marcado para chamar a atenção de outros usuários do sistema. É conveniente detalhar no comentário 'foi substituido pelo arquivo de nome ... '. [4.1.3] APROVAÇAO DE ARQUIVOS CADASTRADOS Esta função somente poderá ser executada pelo USUÁRIO que tenha sido configurado pelo CLIENTE com 'poder de Coordenação' . O USUÁRIO poderá aprovar arquivos de qualquer outro Usuário que ele trenha permissão para leitura dentro do Projeto. Toda vez que um arquivo é cadastrado no sistema, este arquivo é considerado AINDA NÃO APROVADO. Os USUÁRIOS quando habilitados para o Projeto, são habilitados para ter acesso à todos os arquivos (inclusive os não aprovados), para ter acesso aos arquivos pré-aprovador e aprovados ou, para ter acesso somente aos arquivos aprovados. SELECIONE O ARQUIVO Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s) PASTA(S) que deseja visualizar. Serão listados todos os arquivos cadastrados que se enquadrem na seleção de PROJETO, NÍVEL e PASTA . A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção [ x ] para que seja selecionado pelo menos um entre todos os arquivos listados, no qual será incluído um novo Status. APROVAÇÃO Quando selecionamos APROVAR o arquivo, sempre que este arquivo for listado no sistema por qualquer USUÁRIO que a ele tenha direito de visualização, será mostrado a marca 'A' verde. Quando selecionamos DESAPROVAR, estaremos retirando o Status e consequentemente será mostrada a marca 'A' vermelho. [4.1.3.1] PRÉ-APROVAÇAO DE ARQUIVOS CADASTRADOS Esta função somente poderá ser executada pelo USUÁRIO que tenha sido configurado pelo CLIENTE com 'poder de Pré-Aprovar Arquivos'. A Pré-Aprovação é um registro de que o Usuário aceita o arquivo porém, o arquivo NÃO está aprovado no sistema, o arquivo será aprovado conforme [4.1.3] . A Pré-aprovação poderá ser configurada também em PATAMARes, limitando os Usuários que terão acesso aos arquivos a partir da pré-aprovação no PATAMAR selecionado de {A} até {Z}. [4.1.4] BLOQUEIO DE ARQUIVOS CADASTRADOS Para os arquivos que já foram anteriormente cadastrados no sistema, é possível bloquear o acesso para leitura. Esta função somente poderá ser executada pelo coordenador e pelo proprietário do arquivo. O coordenador poderá bloquear arquivos de qualquer usuário e, o usuário, somente poderá bloquear os seus próprios arquivos. Usuários habilitados com 'poder de coordenação' para o Projeto, também poderão bloquear e desbloquear arquivos de qualquer USUÁRIO. SELECIONE O ARQUIVO Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s) PASTA(S) que deseja visualizar. Serão listados todos os arquivos cadastrados de sua propriedade que se enquadrem na seleção de PROJETO, NÍVEL e PASTA . A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção ( o ) para que seja selecionado somente um entre todos os arquivos listados, no qual será incluído um novo comentário. BLOQUEIO Quando selecionamos BLOQUEAR o arquivo, sempre que este arquivo for listado no sistema por qualquer Usuário que a ele tenha direito de visualização, será mostrado uma marca BLOQUEADO . Quando selecionamos DESBLOQUEAR, estaremos retirando o Status e consequentemente liberando o acesso ao arquivo . [4.1.5] BLOQUEIO POR LOGIN DE ARQUIVOS CADASTRADOS Para os arquivos que já foram anteriormente cadastrados no sistema, é possível bloquear o acesso de Usuários específicos para leitura. Esta função somente poderá ser executada pelo CLIENTE e pelo proprietário do arquivo. O CLIENTE poderá bloquear arquivos de qualquer USUÁRIO e, o USUÁRIO, somente poderá bloquear os seus próprios arquivos. Usuários habilitados com 'poder de coordenação' para o Projeto, também poderão bloquear e desbloquear arquivos de qualquer USUÁRIO. SELECIONE O ARQUIVO Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s) PASTA(S) que deseja visualizar. Serão listados todos os arquivos cadastrados de sua propriedade que se enquadrem na seleção de PROJETO, NÍVEL e PASTA . A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção [ x ] para que seja selecionado pelo menos um entre todos os arquivos listados, os quais serão bloqueados. USUÁRIO / LOGIN Serão listados os Usuários que estão habilitados no Projeto e que teriam direito ao acesso aos arquivos listados. Selecione um ou mais Usuários a quem este acesso será Bloqueado. BLOQUEIO POR LOGIN Quando selecionamos BLOQUEAR o arquivo, sempre que este arquivo for listado no sistema por um dos Usuários selecionados, será mostrado uma marca BLOQUEADO . Quando selecionamos DESBLOQUEAR, estaremos retirando o Status e consequentemente liberando o acesso ao arquivo . [4.1.6] INLUIR OBSERVAÇÕES NOS ARQUIVOS CADASTRADOS Para os arquivos que já foram anteriormente cadastrados no sistema, é possível para qualquer Usuário que teha acesso ao arquivo, cadastrar uma observação sobre o arquivo. SELECIONE O ARQUIVO Selecione como anteriormente descrito o PROJETO, NÍVEL e a(s) PASTA(S) que deseja visualizar. Serão listados todos os arquivos cadastrados que se enquadrem na seleção de PROJETO, NÍVEL e PASTA . A frente do nome de cada arquivo, teremos um campo de seleção [ x ] para que seja selecionado pelo menos um entre todos os arquivos listados, no qual será incluída uma observação. OBSERVAÇÃO Deve ser digitado o texto referente às observações que se deseja fazer do arquivo. [4.2] DOWNLOAD Permite que o CLIENTE ou os USUÁRIOS habilitados façam a leitura de um arquivo préviamente cadastrado no sistema. Entende-se por leitura o processo de DownLoad, transferir por protocolos de InterNet, um arquivo da área do CLIENTE para o equipamento local. Selecione inicialmente o Projeto do qual deseja lêr arquivos. Para os CLIENTES, todos os Projetos serão listados. Para os USUÁRIOS, somente serão listados os Projetos nos quais tenha sido habilitado pelo CLIENTE para leitura de arquivos. Selecione se deseja listar os arquivos na ORDEM DE CADASTRAMENTO (primeiro os mais antigos), na ORDEM INVERSA DE CADASTRAMENTO (primeiro os mais recentes) ou em ORDEM ALFABÉTICA. Poderemos também 'filtrar' os arquivos que tenham uma determinada palavra no NOME ou nos COMENTÁRIOS. Deixe o campo da PALAVRA em branco para não filtrar os arquivos. Para a palavra, caracteres maiusculos ou minusculos são indiferentes, acentuação é diferente. 'Poderemos 'filtrar' arquivos que tenham comentários (cadastramento ou atualização) em uma determinada data. Selecione COMENTÁRIO e preencha o campo da palavra com a data no formato dd/mm . Poderão ser feitos vários DownLoads simultâneamente. Selecione a opção UM POR UM para download de cada arquivo ou VÁRIOS para download de grupos de arquivos. Acionando então o botão [Lista Arquivos do Projeto Selecionado] serão apresentados todos os arquivos disponíveis do Projeto com as seguintes informações: {a} dados do projeto {b} dados de todos os arquivos cadastrados nome do arquivo nome de quem enviou o arquivo data de quando foi enviado data da última atualização tamanho do arquivo em bytes nível pasta Os USUÁRIOS, mesmo habilitados para leitura em um Projeto, terão vinculados ao seu cadastro os NÍVEIS que possue o direito de acessar assim, dentre os vários arquivos que estão cadastrados em um Projeto cada um com o seu Nível (Arquitetura, Estrutura...) alguns serão listados mas NÃO apresentarão o link citado abaixo para fazer o DownLoad pois, possuem Nível não habilitado para o USUÁRIO. Ao lado de cada um dos arquivos cadastrados deste Projeto, veremos um botão [DownLoad] . Para fazer a leitura do arquivo desejado, acione o botão correspondente. Será apresentado um quadro do próprio navegador (browser) questionando aonde o arquivo será salvo no seu drive local. Selecione corretamente o diretório e sub-diretório (pasta) e inicie o processo de DownLoad. Esta operação passará a fazer parte do histórico de operações do Projeto e de quem fez o DownLoad do arquivo, CLIENTE ou USUÁRIO. [4.3] LISTA ARQUIVOS POR PROJETO Permite que o CLIENTE ou os USUÁRIOS habilitados obtenham uma listagem dos vários arquivos que estão disponíveis no Projeto selecionado Selecione inicialmente o Projeto do qual deseja lêr arquivos. Para os CLIENTES, todos os Projetos serão listados. Para os USUÁRIOS, somente serão listados os Projetos nos quais tenha sido habilitado pelo CLIENTE para leitura de arquivos. Selecione se deseja listar os arquivos na ORDEM DE CADASTRAMENTO (primeiro os mais antigos), na ORDEM INVERSA DE CADASTRAMENTO (primeiro os mais recentes) ou em ORDEM ALFABÉTICA. Poderemos também 'filtrar' os arquivos que tenham uma determinada palavra no NOME ou nos COMENTÁRIOS. Deixe o campo da PALAVRA em branco para não filtrar os arquivos. Para a palavra, caracteres maiusculos ou minusculos são indiferentes, acentuação é diferente. 'Poderemos 'filtrar' arquivos que tenham comentários (cadastramento ou atualização) em uma determinada data. Selecione COMENTÁRIO e preencha o campo da palavra com a data no formato dd/mm . Acionando então o botão [Lista Arquivos do Projeto Selecionado] serão apresentados todos os arquivos disponíveis do Projeto com as seguintes informações: {a} dados do projeto {b} dados de todos os arquivos cadastrados nome do arquivo nome de quem enviou o arquivo data de quando foi enviado data da última atualização tamanho do arquivo em bytes nível pasta comentários CLIENTE Ao lado de cada arquivo listado, será mostrado um link que possibilita listar quais os participantes do projeto que já e quando fizeram download do arquivo. O CLIENTE tem acesso à todos os arquivos USUÁRIO Ao lado de cada arquivo de propriedade do USUÁRIO será mostrado um link que possibilita listar quais os participantes do projeto que já e quando fizeram download dos seus arquivos. [4.4] DESCADASTRAMENTO DE ARQUIVOS ARMAZENADOS (não disponível para o USUÁRIO) [4.5] LISTA GERAL DE USUÁRIOS Lista o NOME e o LOGIN dos vários USUÁRIOS cadastrados no sistema SADP de todos os CLIENTES que tenham solicitado a inclusão do nome do USUÁRIO no cadastro geral. Como vimos anteriormente, é conveniente que ao cadastrar um USUÁRIO, o CLIENTE mantenha para este USUÁRIO o mesmo LOGIN que ele possui em um outro CLIENTE que anteriormente já o cadastrou. Assim, facilitaremos o trabalho do USUÁRIO que terá um único LOGIN para os vários CLIENTES com quem esteja cadastrado. [4.6] CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS (Nào disponível para o USUÁRIO) [4.7] DESCADASTRAMENTO DE USUÁRIO (Nào disponível para o USUÁRIO) [4.8] CADASTRAMENTO DE NOVOS PROJETOS (Nào disponível para o USUÁRIO) [4.9] DESCADASTRAMENTO DE PROJETOS (Nào disponível para o USUÁRIO) [4.10] HABILITA USUÁRIO PARA PROJETO (Nào disponível para o USUÁRIO) [4.11] DESABILITA USUÁRIO DO PROJETO (Nào disponível para o USUÁRIO) [4.12] LISTA DE USUÁRIOS NO PROJETO (Nào disponível para o USUÁRIO) [4.13] ALTERAÇÃO DE SENHA Permite alterar a senha anteriormente cadastrada. Esta operação passará a fazer parte do histórico de operações do USUÁRIO. [4.14] ALTERAÇÃO DE EMAIL Permite alterar o(s) eMail(s) anteriormente cadastrado(s). Para cadastrar mais de um eMail para receber as informações que o sistema automaticamente envia, forneça cada um deles separado por uma vírgula. Esta operação passará a fazer parte do histórico de operações do USUÁRIO. [4.15] RELATÓRIOS [4.15.1] HISTÓRICO DE OPERAÇÕES Como USUÁRIO, poderão ser vistos os históricos de operação das atividades próprias como USUÁRIO e dos Projetos que está habilitado. USUÁRIO Mostra as atividades do USUÁRIO no sistema PROJETO Mostra as atividades que foram executadas no projeto selecionado [4.15.2] RESUMO DE EMAILS ENVIADOS Os emails que são automaticamente enviados pelo sistema para o USUÁRIO, com as operações de cadastramento, download, etc, ficarão guardados em um único arquivo, separados por dia e projeto podendo ser solicitado até 10 dias após a data. [4.16] ENVIAR MENSAGEM Possibilita enviar mensagens por eMail para os selecionados. O sistema de envio de mensagens é baseado no envio de mensagens por email sendo que, todas as mensagens ficarão armazenadas no sistema e poderão ser visualizadas e rastreadas pelos participantes de cada mensagem que for criada. As mensagens deverão ser compostas somente por textos, não sendo possível anexar arquivos a estas mensagens. Um importante recurso do sistema SADP que veremos, é o fato de que o sistema de mensagens não obriga o USUÁRIO a estar conectado no sistema para receber as mensagens e / ou responder as mensagens. O sistema automaticamente envia para os participantes da mensagem um email com o texto da mensagem e, campos e procedimentos para que a resposta seja produzida através do próprio email recebido. Inicialmente é importante definir o conceito de criador da mensagem. Criador é quem envia a primeira mensagem de um determinado assunto. É importante distinguir quando estamos criando uma nova mensagem e quando estamos respondendo a uma mensagen anteriormente criada. Para que o sistema tenha condições de 'rastrear' quem enviou (criou) e quem respondeu, é necessário que 'criar' e 'responder' sejam utilizados adequadamente. [4.16.1] ENVIAR NOVA MENSAGEM Para criar uma nova mensagem, é necessário inicialmente selecionar quem serão os participantes da mensagem ou seja, aqueles que irão receber a mensagem, que poderão responder a mensagem e que poderão 'rastrear' o histórico da mensagem através do sistema SADP. CLIENTE Envia mensagem para o CLIENTE PROJETO Envia mensagem para todos os habilitados no Projeto selecionado USUÁRIO Envia mensagem para os USUÁRIOS cadastrados pelo CLIENTE. Poderão ser selecionados mais de um simultâneamente. REFERENTE AO PROJETO Quando desejamos enviar uma mensagem para alguns usuários porém, referente a um determinado projeto (não para todos os habilitados deste projeto), devemos ao selecionar a opção USUÁRIO, também selecionar um dos projetos listados. ASSUNTO Defina o texto para o assunto do qual se trata a mensagem. TIPO Quando está sendo criada o sistema adota 'Nova Mensagem' Quando se trata de uma resposta o sistema adota 'Resposta de Mensagem'. CATEGORIA Selecione uma das categorias disponíveis. PALAVRA CHAVE Selecione uma ou mais palavras chave para identificar o procedimento. MENSAGEM Digite o texto da mensagem que será enviada. AGENDAR A MENSAGEM Quando selecionada a opção, a partir inclusive da data escolhida, os participantes da mensagem ao se conectar no sistema serão avisados / relembrados da existência desta mensagem e receberão emails diários até o encerramento da mensagem ou a desativação do agendamento. ENCERRAMENTO DO ASSUNTO As mensagens poderão ter os seguintes status: - assunto em aberto (mensagem ativa, disponível, continua em pauta) - assunto encerrado (disponível porém considerado como encerrado) - a ser encerrado (disponível, em pauta e com dada marcada para encerrar) Mensagens já encerradas ou, provisoriamente encerradas, poderão em qualquer instante serem reativadas . A mensagem será enviada por email, contendo todas as informações acima citadas e, no corpo da mensagem recebida por cada um dos participantes selecionados pelo criador da mensagem, teremos um campo próprio para que as respostas à mensagem sejam digitadas e, um campo para fornecimento da senha deste participante. Isto permitirá que a mensagem seja recebida pelos participantes sem que estes tenham que se conectar ao sistema SADP e, permitindo que as respostas sejam enviadas através do software de envio de emails. É importante lembrar que a resposta não será enviada por email, somente o software de email é que ao receber a mensagem, mostrará no email recebido um campo apropriado para a mensagem de resposta ser digitada. Neste mesmo email recebido aonde encontramos este campo de resposta, encontraremos um campo para o preenchimento da senha (pelo fato de não estar conectado ao sistema) e um botão de acionamento para o envio da mensagem de resposta. Ao solicitar este envio da mensagem de resposta, o sistema de mensagens será acionado e serão enviadas cópias da resposta para todos os participantes desta mensagem. Quem envia a mensagem, seja o criador ou seja quem está respondendo, recebe uma cópia da mensagem enviada sem o campo para resposta. Somente os outros participantes é que recebem a mensagem com um campo apropriado para a resposta. [4.16.2] VER E RESPONDER MENSAGENS ENVIADAS Quando conectados ao sistema, poderemos ver o histórico das mensagens enviadas (rastrear) e também responder a estas mensagens. Só serão mostradas as mensagens da qual somos participantes. DE Opcionalmente poderemos selecionar somente as mensagens enviadas por um dos Usuários ou Cliente. PARA Opcionalmente poderemos selecionar somente as mensagens enviadas para o Cliente, para um Projeto ou para um Usuário CATEGORIA Selecione obrigatoriamente uma ou mais categorias disponíveis. TEXTO Opcionalmente poderemos solicitar que somente as mensagens que contenham o texto digitado ou no Assunto ou no corpo da mensagem sejam selecionadas. DATA Selecione o intervalo desejado Serão mostradas as mensagens que estejam dentro deste intervalo, seja a mensagem inicial que originou o assunto ou qualquer uma das respostas que a ela tenham sido feitas. STATUS DA MENSAGEM Selecionar entre as opções: assunto em aberto; assunto em aberto e agendado; assunto encerrado; todos. Será mostrada em ordem histórica, a mensagem inicial e as várias respostas quando existirem. Para responder a uma destas mensagens, teremos abaixo um campo apropriado para que seja digitado o texto de resposta. Quando existirem respostas já enviadas para a mensagem inicial, teremos que escolher para qual das mensagens existentes (inicial ou uma das respostas) estaremos enviando uma nova resposta. Selecione a mensagem dentre as várias do histórica para a qual está enviando a resposta. Quando as mensagens são disparadas (inicialmente criadas), é possível configurar o AGENDAMENTO da mensagem e o ENCERRAMENTO do assunto (veja mais informações acima). Ao serem listadas as mensagens para VER E RESPONDER, nas mensagens proprietárias será mostrado a possibilidade de 'Alterar Status e Agendamento'. [4.17] CONFIGURAÇÃO [4.17.1] BLOQUEIO DE RECEBIMENTO DE EMAILS As operações de cadastramento de arquivos e de definição de novos comentários e status, emitem automaticamente a todos os habilitados do projeto onde elas estão sendo realizadas, emails notificando de imediato a realização da operação. É possível configurar o bloqueio do recebimento destes emails . Este recurso de bloqueio de recebimento de email, é feito pelo próprio interessado no bloqueio, para cada projeto diferentemente que está habilitado. O fato de terem sido bloqueados os emails referentes às operações acima citadas, não irá bloquear o recebimento da informação através do 'resumo de emails' que é diariamente disponibilizado nas funções de Relatórios. PROJETO Selecione o projeto para que sejam listados os Níveis bloqueados NÍVEIS Selecione os Níveis do Projeto selecionado que NÃO DESEJA receber emails referente à cadastramento de arquivos e modificações . Serão apresentados todos os níveis sendo que, é necessário selecionar somente aqueles que está realmente habilitado para receber informação. Os outros Níveis que não está habilitado neste Projeto não necessitam ser selecionados pois o próprio sistema não irá enviar as mensagens. [4.17.2] RECEBIMENTO AUTOMÁTICO DE RESUMOS DIÁRIOS DE EMAILS Independentemente da configuração de bloqueio do recebimento de emails acima mostrada, é possível configurar diferentemente para cada projeto, o recebimento automático do 'resumo de emails' que é diariamente disponibilizado pelo sistema. Este 'resumo diário de emails' pode também ser obtido através das funções de relatório aonde são instantaneamente solicitados ou, configurado para envio automático. O envio automático do 'resumo de emails' é opcional e poderá ser configurado diferentemente para cada projeto da seguinte forma: DUAS VEZES AO DIA O sistema irá enviar após as 13:00 horas um primeiro 'resumo PARCIAL' dos emails recebidos no dia no período da manhã e, irá enviar também ao final do dia, um 'resumo GERAL' dos emails recebidos durante todo o dia. UMA VEZ AO DIA O sistema irá enviar ao final do dia, um 'resumo GERAL' dos emails recebidos durante todo o dia. [50] EXEMPLO BÁSICO PARA O INÍCIO DAS OPERAÇÕES Estas informações são destinadas principalmente ao CLIENTE, dono da conta SADP, que será o responsável por montar a estrutura de funcionamento do sistema ou seja, cadastramento de USUÁRIOS e cadastramento de PROJETOS / OBRAS porém, também estará sendo disponibilizada para os USUÁRIOS para que estes tenham conhecimento da estrutura funcional da qual fazem parte. Inicialmente, ficará a cargo do CLIENTE, o cadastramento dos USUÁRIOS e dos PROJETOS / OBRAS . Este cadastramento inicial é necessário para que a estrutura de funcionamento do sistema e as permissões de acesso sejam estabelecidas. [50.1] CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS Entende-se por USUÁRIO aqueles que terão acesso às informações que serão disponibilizadas em deterninadas Obras / Projetos . Para o cadastramento do USUÁRIO conforme [4.6], é conveniente fazer o levantamento das seguintes informações: Nome do Usuário; eMail do Usuário; login do Usuário. Com relação ao 'login' do Usuário (palavra chave para entrada no sistema junto com a senha), é conveniente entrar em contato previamente com o Usuário e questionar com relação a existência de um login previamente adotado ou seja, se este Usuário já utiliza um determinado 'login' no sistema SADP de um outro CLIENTE, é conveniente que este login seja mantido para facilitar a operação do Usuário. Como sabemos, o mesmo CLIENTE poderá ter a sua conta sub-dividida para vários administradores de Projeto / Obra assim, o Usuário cadastrado poderá ser cadastrado por vários administradores caso execute serviços para mais de um deles. Da mesma forma, é importante nesta situação que o login deste Usuário seja mantido o mesmo entre os vários administradores do mesmo CLIENTE. Veja no ato do cadastramento do Usuário que teremos acesso à LISTA GERAL DE USUÁRIOS aonde estarão listados os nomes e os respectivos logins dos Usuários deste CLIENTE. Consulte também esta lista antes de cadastrar o Usuário e verifique se este Usuário já foi previamente cadastrado por outro administrador do mesmo CLIENTE. Mantenha para este 'login', de preferência, palavra com letras minúsculas, sem acento, sem espaço e sem caracteres especiais . Seguindo então as orientações (exemplo:) Nome do Usuário: ADF Engenharia de Projetos Login: adf Senha: banana eMail: adf@uol.com.br Nível: (escolha entre os disponíveis - Arquitetura, Estrutura, Hidráulica, etc...) OBS: para Usuários que atuam em mais de um Nível conforme acima listados, deverão ser feitos diferentes cadastros, com diferentes logins e Nomes (exemplo:) Nome do Usuário: ADF Engenharia - Hidráulica Login: adfh Senha: banana eMail: adf@uol.com.br Nível: Hidráulica Nome do Usuário: ADF Engenharia - Elétrica Login: adfe Senha: banana eMail: adf@uol.com.br Nível: Elétrica Sendo para este usuário o primeiro cadastramento, é facultativo incluir o nome e login dele na LISTA GERAL DE USUÁRIOS do Cliente porém, para Clientes com mais de um administrador este procedimento é sempre recomendável. [50.2] CADASTRAMENTO DE OBRAS / PROJETOS Entende-se por OBRA / PROJETO, o evento que irá reunir um grupo de USUÁRIO através da troca e envio de arquivos e mensagens. Para o cadastramento da OBRA conforme [4.8], é conveniente fazer o levantamento das seguintes informações: Nome do Projeto; apelido do Projeto; Cliente; Endereço; Comentários. Com relação ao 'apelido', trata-se de um nome que é utilizado internamente pelo sistema como o 'login' da Obra / Projeto. Os Usuários não terão acesso a este nome 'Apelido'. Este 'Apelido' é usado internamente pelo sistema para criação de pastas de armazenamento de arquivos e informações de históricos e habilitações de Usuários neste Projeto. Mantenha para este 'Apelido', de preferência, palavra com letras minúsculas, sem acento, sem espaço e sem caracteres especiais . Seguindo então as orientações (exemplo:) Nome do Projeto: Edifício Mar Azul Apelido: mazul Cliente: JLP Participações e Incorporações Endereço: Estrada da Lagoa, Km 23 - Paraibuna Comentários: Edifício de 18 andares com 4 pavimento por andar e incorporação registrada .... [50.3] HABILITANDO USUÁRIOS PARA AS OBRAS / PROJETOS Até então, o fato de termos cadastrado os Usuários e também cadastrado as Obras / Projetos não irá permitir que estes Usuários cadastrados tenham acesso aos Projetos / Obras criadas. Assim, será necessário HABILITAR estes ou parte desets Usuários nos respectivos Projetos / Obras nos quais estarão efetivamente participando. Um determinado Usuário poderá ser habilitado para um ou mais Projetos / Obras. Da mesma forma, poderá ser cadasatrado no sistema ou tendo terminado o Projeto / Obra na qual participou, manter-se cadastrado sem ter acesso a nenhum Projeto / Obra que está em andamento. Habilitar siginifica permitir que um determinado Usuário anteriormente cadastrado tenha acesso às informações e arquivos disponíveis em um Projeto / Obra e, selecionar o tipo de acesso (permissões) que este Usuário terá neste Projeto / Obra. O mesmo Usuário poderá ser cadastrado com diferemtes permissões em diferentes Projetos / Obras. Assim, selecionaremos como CLIENTE, um Usuário da lista apresentada e, um Projeto dentre os cadastrados. Ao selecionarmos este 'par' de informação, estamos indicando que o Usuário selecionado será habilitado para o Projeto escolhido nas condições de permissão que definiremos em seguida. Para este Projeto / Obra, este Usuário poderá: * somente LÊR arquivos tem acesso aos arquivos somente para leitura, nestas condições o Usuário não irá conseguir enviar um arquivo para este Projeto / Obra * somente GRAVAR arquivos tem acesso aos arquivos somente para gravar, nestas condições o Usuário não irá conseguir receber um arquivo deste Projeto / Obra * ambos, LÊR e GRAVAR arquivos tem acesso aos arquivos tanto para lêr como para gravar (DownLoad - UpLoad) Estas permissões de LÊR e GRAVAR acima definidas, serão única e exclusivamente referentes ao NÍVEL a que este Usuário foi inicialmente cadastrado ou seja, o Usuário que foi cadastrado por exemplo com o NÍVEL arquitetura, somente para arquivos de arquitetura ele receberá as permissões acima definidas. Para os outros NÍVEIS que não sejam os do próprio usuário que está sendo habilitado, somente poderão ser executadas leituras de arquivos e, serão selecionados entre todos os outros Níveis, quais este Usuário terá permissão de leitura e passará a receber informações quando alterações ou inclusões forem feitas. Assim, por exemplo, para este Usuário com NÍVEL arquitetura, iremos definir outros 3 níveis que ele terá acesso para leitura de informações: Estrutura, Hidráulica e Elétrica. Desta forma, este Usuário terá permissão de enviar arquivos para o sistema sempre e somente com o seu NÍVEL originalmente cadastrado (arquitetura no exemplo) e poderá somente lêr arquivos enviados pelos Usuários dos outros Níveis selecionados (estrutura, hidráulica e elétrica no exemplo) Um outro parâmetro que é atribuido ao Usuário quando habilitado para o Projeto, é o seu Grau de Segurança. Grau de Segurança é um número de 1 a 9 . O Coordenador ao criar um determinado Projeto, atribui também para as Pastas deste Projeto (legal, ante-projeto, projeto executivo, documentos, etc) o Grau de Segurança necessário que o Usuário deve ter para poder acessar o conteúdo da Pasta. Por exemplo, um determinado Usuário que foi habilitado para lêr os arquivos do Nível Arquitetura e para este Projeto recebeu Grau de Segurança 5, somente poderá acessar as Pastas que tenham Grau de Segurança menor ou igual a 5 do Nível Arquitetura e dos outros que tenha sido habilitado para leitura. Os Usuários quando habilitados em um determinado Projeto, poderão ter acesso aos arquivos imediatamente após o cadastramento ou, somente após a aprovação do arquivo pelo Coordenador. Assim, um último parâmetro configurado, é se o Usuário poderá ter acesso à todos os arquivos cadastrados nos respectivas Níveis habilitados ou se ele só terá acesso aos arquivos após terem sido aprovados . Com esta estrutura montada, a operação de Usuários nos Projetos estará imediatamente liberada e, poderá ser alterada pelo CLIENTE em qualquer instante, on-line, mediante atualização, desabilitação ou descadastramento dos usuários. [100] PADRÕES DE ENVIO DE EMAIL O sistema de envio de emails está preparado para incluir no cabeçalho da mensagem, informações do CLIENTE e quando for o caso, da OBRA a qual a mensagem se refere. Na composição automática do email pelo sistema, o campo DE / FROM : estará preenchido de forma a ser reconhecido de onde a mensagem foi originada. Entende-se por originada, CLIENTE e OBRA a qual a mensagem se refere. Para entendermos melhor e utilizarmos as vantagens destas informações, vejamos as seguintes informações: {i} o mesmo CLIENTE da conta SADP, poderá ter várias sub contas, um para cada administrador dentro do procedimento operacional do sistema (ex: obras de São Paulo, obras do Rio de Janeiro, etc) Cada um destes administradores da conta do CLIENTE possui o seu próprio 'login' (ex: ob_SP, ob_RJ, etc). {ii} o mesmo administrador, poderá ter dentro da sua área de trabalho, uma série de OBRAS em andamento (ex: Edifício Mar Azul, Escola ZDR, etc) Cada uma destas obras quando cadastradas pelo administrador receberá também um 'login' para uso interno do sistema (ex: marazul, eZDR, etc) {iii} os USUÁRIOS do sistema SADP devidamente cadastramos e habilitados pelo administrador, poderão estar cadastrados em vários administradores do mesmo CLIENTE e ainda, em mais de uma OBRA do mesmo administrador. Com esta estrutura definida, as informações do sistema poderão ser filtradas e devidamente separadas em diferentes pastas, uma para cada administrador / obra, sem a necessidade da cópia / separação manual das mensagens (email) para as suas respectivas pastas . As mensagens recebidas terão no campo DE / FROM: o padrão NomeDeQuemEnvia [ LOGIN_adm @ sadp.com.br ] NomeDeQuemEnvia [ LOGIN_obra . LOGIN_adm @ sadp.com.br ] aonde LOGIN_adm e LOGIN_obra serão conhecidos nos primeiros emails recebidos do sistema . Assim, devemos cadastrar no software de email (OutLook. Netscape, etc) um primeiro endereço para o CLIENTE / Administrador no formato: nome: SADP - CLIENTE - Administrador ( ex: SADP - Machado Engenharia - Arq. Vânia ) email: LOGIN_adm @ sadp.com.br ( ex: me_vania@sadp.com.br ) repita adequadamente para os vários Administradores deste CLIENTE Devemos cadastrar também no software de email um novo endereço para cada OBRA que estamos participando, no formato: nome: SADP - CLIENTE - OBRA ( ex: SADP - Machado Engenharia - Edif. Mar Azul) email: LOGIN_obra . LOGIN_adm @ sadp.com.br ( ex: marazul.me_vania@sadp.com.br ) repita adequadamente para as várias obras que está participando Desta forma, com estes endereços cadastrados, poderemos configurar o software de email para filtrar automaticamente toda mensagem recebida de DE/FROM: e desviá-la para uma pasta (caixa de entrada) específica do CLIENTE e da OBRA. [101] INSTALAÇÃO DE SOFTWARE DE FTP (OPCIONAL) Qualquer software de FTP poderá ser utilizado para trabalhar com o sistema. Normalmente recomendamos o software 'LeechFTP' que além de gratuito é de simples utilização (veja em Dicas e Soluções). Segue abaixo configuração para o CuteFTP http://www.cuteftp.com Instalado o software siga os seguintes procedimentos: A aparência do programa após instalado e acionado é de entendimento e poderá ser resumida da seguinte forma: [menu superior] na parte superior encontraremos um menu de funções. [ícones de auxílio] logo abaixo do menu, teremos uma série de ícones de acesso rápido à funções que também se encontram disponíveis no menu. [áreas de trabalho] abaixo dos ícones, encontraremos duas áreas de trabalho (lado esquerdo e lado direito) que são as maiores e principais áres de trabalho do programa. Na esquerda encontraremos uma lista do seu drive local ou seja, o conteúdo do seu computador (drive c:, d:, etc - drives de rêde também). Na direita iremos encontrar uma listagem do drive remoto do Cliente, o conteúdo da área temporária de armazenamento (drive ftp://...) Uma vez cadastrado o endereço de ftp, configurado e conectado, utilizaremos o programa para copiar (upload) arquivos do seu drive local c:, d: (lado esquerdo) para o drive remoto ftp:// (lado direito) . Após os arquivos copiados para a área temporária de armazenamento, deveremos Cadastrar os arquivos no sistema . Cadastramento de endereços dos Clientes SADP {1} acione no menu superior: [File] [Site Manager] ou [Arquivo] [Gerenciador de Sites] O 'Gerenciador de Sites' agrupa o conjunto de endereços de FTP que serão pré-cadastrados para termos acesso rápido a estas áreas temporárias de armazenamento. Já existem alguns endereços que estão pré-cadastrados pelo próprio programa em pastas existentes assim, para facilitar o dia a dia de utilização, click com o mouse no sinal '-' de cada uma das pastas (côr amarela) para que os vários endereços (côr branca) de FTP destas pastas não sejam mostrados. {2} criando a pasta SADP iremos criar uma nova pasta SADP aonde ficarão pré-cadastrados os vários endereços de FTP de vários Clientes / Administradores do sistema . Click com o mouse uma única vez em cima da primeira e principal pasta 'General Sites' . Selecionada esta pasta, click agora por sima dela novamente com o botão do mouse da DIREITA . Será mostrado um menu com o ítem [Nova Pasta] / [New Folder] . Selecione este ítem e dê para esta pasta o nome SADP. {3} criando endereços na pasta SADP uma vez a pasta criada, iremos pré-cadastrar os endereços FTP da área temporária de armazenamento. Selecione com um único click do mouse a pasta SADP. Abaixo a esquerda, acione o botão [Novo] / [New]. Será mostrado um quadro de diálogo aonde deveremos preencher com as seguintes informações: no campo (rótulo) / (label) digitar para identificação o nome do Cliente e do administrador (pode utilizar maiusculo e minusculo). Por exemplo, cadastrando o endereço da Construtora FGH, e dentre os vários administradores o Arq. João Paulo. digite: FGH - João Paulo no campo (host address) / (endereço do host) ftp.sistrut.com.br deixar em branco o campo (login) / (nome do usuário) deixar em branco o campo (senha) / (password) manter selecionada (port) / (porta) 21 manter selecionado (anonymous) / (anonimo) (4) primeira conexão à área de FTP Uma vez o quadro de diálogo acima preenchido, à direita abaixo veremos o botão [Conectar] / [Conect]. Acione para conectar e aguarde a área referente ao drive remoto (direita) ser preenchida com os nomes de arquivos e diretórios. Após preenchida, iremos selecionar o diretório de armazenamento temporário do Cliente que está sendo pré-cadastrado. Dentre os diretórios disponíveis dentro da área do drive remoto (direita), encontraremos um de nome SADP. Click duas vezes com o mouse para abrir o conteúdo deste diretório. Serão mostrados vários sub-diretórios no formato U00ncliente aonde, cada um deles é o diretório de um dos administradores deste Cliente. Ao ser cadastrado no sistema, foi enviado uma mensagem por email para o seu endereço contendo o nome do diretório e sub-diretório do administrador que fez o cadastramento. Selecione este o sub-diretório apropriado com dois clicks do mouse sobre ele. Uma vez este diretório selecionado, para fazer com que fique configurado definitivamente no programa de FTP, acione no menu superior o comando: [Comand] [Seções] [Salvar caminho REMOTO] ou [Command] [Session] [Save REMOTE path] Isto fará com que este 'caminho' fique pré-cadastrado e seja automaticamente selecionado e mostrado quando este endereço for solicitado. Da mesma forma, dentre os diretórios disponíveis dentro da área do drive local de trabalho (esquerda), selecione uma área o mais próxima possível do diretório de trabalho deste Cliente / Administrador e, uma vez selecionado, acione no menu siperior o comando: [Comand] [Seções] [Salvar caminho LOCAL] ou [Command] [Session] [Save LOCAL path] Você também poderá ser cadastrado como um USUÁRIO de um outro CLIENTE assim, neste nesmo espaço, poderemos cadastrar os endereços de acesso como USUÁRIO de um ou mais CLIENTES. Execute este cadastramento como USUÁRIO somente quando um outro CLIENTE incluir o seu nome na lista de usuários dele. Tente manter o seu mesmo LOGIN (apelido) como usuário deste outro cliente para facilitar a sua entrada no sistema. Seu login não será solicitado ou necessário nesta etapa de transferência para área temporária do CLIENTE. dúvidas e sugestões poderão ser enviadas para SISTRUT sadp@sistrut.com.br atualizado em 02/ago/2006 [fim]