Sistema de Armazenamento de Dados de Projetos

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Caros Construtores, Incorporadores e Empresas de Projeto,

Esta mensagem trata dos seguintes assuntos:

O TRATAMENTO DADO AOS ARQUIVOS DE PROJETO

Os arquivos recebidos dos diversos projetistas que simultaneamente atuam em um determinado projeto, devem ser cuidadosamente redistribuídos para que as pendências e interferências poçam ser analisadas. Há muitos anos, estas informações eram trocadas através de cópia dos próprios desenhos originais que os projetistas enviavam diretamente para a copiadora indicada pela construtora que se encarregava de distribuir as cópias heliográficas. O sistema melhorou um pouco e, com a utilização de softwares de desenho (CAD), estes projetistas passaram a enviar para as copiadoras os seus arquivos (.DWG) que eram diretamente plotados nestas copiadoras que passaram a oferecer serviços de central de plotagem. Este procedimento ainda é muito utilizado.

Pela facilidade de obter o arquivo original, as construtoras passaram a distribuir entre os projetistas de um determinado projeto, as informações via arquivos de desenho, praticamente eliminando a necessidade do envio do desenho plotado. Pela própria facilidade dos escritórios de projeto de possuirem um ploter, cada um passou a plotar os outros projetos recebidos na medida das necessidades para seus estudos.

Aqui encontramos a primeira dificuldade pois, nos desenhos plotados as datas e revisões estão impressas no próprio desenho e, a descrição do conteúdo da folha também. Nos arquivos recebidos, não existe nenhuma informação sobre o conteúdo, é necessário visualizar o arquivo (lêr através do software próprio de desenho CAD) para saber o que existe nele. Muitas construtoras passaram a criar uma estrutura em seus computadores, com pastas de obras e sub-pastas de projetistas com todos os arquivos lá armazenados e, fazer uma 'lista' com o nome de cada arquivo e o conteúdo do mesmo. Nesta fase, as empresas projetistas passaram a enviar diretamente para as construtoras os seus arquivos de desenho, ficando a cargo da construtora a distribuição destas informações para os vários outros projetistas que estão atuando no mesmo projeto. Este procedimento ainda é muito utilizado e é comum enviar e receber disquetes com arquivos de projeto via 'motoboy' ou 'trocar' disquetes em reuniões com vários projetistas.

Com a chegada das facilidades do modem e em seguida a interNet, alguns projetistas e consequentemente as construtoras, passaram a enviar estes arquivos eletronicamente agilizando o processo de envio.

Aqui encontramos uma nova dificuldade pois, normalmente os arquivos de projeto são arquivos padrão CAD com grande tamanho (em média acima de 2 mega cada). Quando uma construtora recebe em sua caixa postal mais de 5 arquivos por exemplo, a caixa postal fica lotada pois, boa parte dos provedores limitam a caixa postal em 10 megas. Uma outra empresa projetista que simultâneamente está enviando para a mesma caixa postal arquivos deste ou de outro projeto, terá o seu envio cancelado e receberá a mensagem que 'a caixa postal está lotada'. O pior é que esta mensagem só chega depois de ter enviado todos os arquivos sendo necessário enviar tudo novamente.

Em função destas dificuldades em recebimento de grande quantidade de arquivos, algumas construtoras se empenharam em utilizar novos procedimentos via interNet e, descobriram o FTP (File Transfer Protocol). Trata-se de uma área dentro da interNet, disponibilizada publicamente na maioria dos provedores, que funciona como um drive remoto que pode ser utilizado por qualquer pessoa que se conecta ao endereço desta área. A grande vantagem é que a área de FTP tem grande capacidade para armazenamento (300 megas, 1 ou 2 gigas, etc) mas, possui o inconveniente de ser uma área pública ou seja, qualquer um pode se conectar a esta área e enviar arquivos como lêr arquivos.

O avanço deste processo que muitos ainda não conheciam, foi a chegada dos sites com FTP privado ou seja, os recursos do protocolo FTP com a garantia de senhas de acesso para a entrada na área privada de armazenamento. Desta forma, as construtoras podem criar uma área específica para um projeto e, sub-dividir estas áreas em várias sub-áreas uma para cada projetista sendo que, poderão ser configuradas senhas para que cada projetista só tenha o direito de acessar as áreas de seu interesse.

Poucas empresas estão utilizando estes procedimentos, podemos contá-las nos dedos. Por que ? As áreas privadas de FTP ainda são caras e, somente são viabilizadas comercialmente com grandes quantidades de armazenamento. Pior ainda, quando você acessa uma área de FTP, o visual que é fornecido é exatamente igual ao visual oferecido quando solicitamos a listagem de arquivos de um determinado diretório do equipamento, uma lista de arquivos com nomes e datas.

Fora isto, quando algum projetista envia uma atualização do seus arquivos para a sua área privada, este projetista terá que avisar a construtora que o arquivo foi enviado / atualizado para que a construtora envie através de eMail para todos os projetistas participantes do projeto ou somente para aqueles que estes arquivos são interessantes, um aviso sobre a disponibilidade da atualização e o conteúdo do arquivo.

Ótimo !
Agora você já pode compreender melhor o que é o SADP !
O SADP é um sistema baseado em interNet destinado a receber e distribuir arquivos, utilizando os protocolos de comunicação e, documentando o conteúdo destes arquivos, suas atualizações, etc, utilizando para isto uma interface mais amigável que o FTP, a interface HTTP aonde residem os sites com endereço www.
Ainda tem mais !

DOCUMENTAÇÃO DOS PROJETOS

Nem só de desenhos vive o projeto. Relatórios, consultas técnicas aos projetistas, atas de reuniões, comprovantes de entrega de projeto (UpLoad), comprovantes de recebimento de arquivos (DownLoad), etc.
Muitas empresas ainda hoje, enviam os arquivos de projeto, atas de reunião, consultas, etc via disquete ou via interNet com arquivos anexados ao email e, passam em seguida um fax 'avisando' que o arquivo foi enviado e qual o conteúdo do arquivo !.

Agora você já pode compreender ainda mais o que é o SADP !
O SADP permite que ao ser enviado um arquivo para o sistema, o projetista habiliatado pela construtora, além do envio do arquivo, fornecerá também um descritivo sobre o que é o arquivo e o que ele contém. Na medida em que ao longo do projeto este arquivo é atualizado pelo projetista, os vários descritivos mostrando o caminhamento do projeto são armazenados junto com o arquivo propriamente dito. Assim, quem aciona o sistema, não irá ver uma 'lista de arquivos' e sim, uma lista de arquivos com as suas respectivas descrições, tamanho, quem enviou, datas de envio e atualização.
Fora isto, automaticamente o sistema se encarrega de enviar através de eMail, para todos os projetistas que estão habilitados para o projeto ou, somente para os que possuam interesse direto no arquivo que está sendo enviado, um eMail contendo a informação de que o arquivo foi enviado / atualizado e a descrição do conteúdo deste arquivo originalmente fornecida pelo próprio projetista que o enviou. Esta mensagem é enviada instantaneamente após o registro do arquivo no sistema e independe da interferência manual de qualquer pessoa da construtora ou do projetista.
Ainda tem mais !

SEMPRE ATUALIZADO

Garantir que a última atualização de um determinado arquivo de projeto ou documento é a que está sendo utilizada não é tão dificil. Vamos partir do princípio que um determinado arquivo foi disponibilizado no SADP. Como saber se o arquivo que localmente está sendo utilizado por outro projetista que necessita deste arquivo é o arquivo mais atualizado. Simples pois o SADP mantém vinculado ao arquivo a data de sua última atualização e, por segurança do sistema, somente o usuário cadastrado que originalmente enviou o arquivo é que tem o direito de enviar um outro arquivo com o mesmo nome (atualização).
Caso o eMail que foi automaticamente enviado pelo sistema para a caixa postal do projetista que necessita desta informação tenha sido perdido, o sistema permite acessar um 'histórico' de operações do projeto aonde ficam cadastradas todas as atividades do projeto como: (i) quem enviou e qual arquivo foi enviado (ii) que arquivo foi lido e por quem (iii) quem enviou mensagens e qual foi a mensagem (iv) etc

O CLIENTE, dono da conta SADP, ainda tem acesso ao histórico de operações de cada Projetista aonde estarão listadas as atividades deste projetista nos vários projetos em que ele foi habilitado.

O QUE O SADP TEM A OFERECER

O sistema é destinado a empresas construtoras e incorporadoras ou ainda a empresas que estão administrando / gerenciando a elaboração de uma série de projetos de uma ou várias obras.
Podemos citar como principais tópicos: São inúmeros os recursos do sistema, veja ao final deste documento uma série de links com informações mais detalhadas diretamente do site da Sistrut.


Um Futuro Próximo ...

UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

Todos sabemos que dentro de uma mesma empresa construtora ou incorporadora, os procedimentos para o gerenciamento e acompanhamento de projetos são únicos para os vários projetos que estão em andamento porém, para os projetistas não. As empresas de projeto estão tendo que 'aprender' os procedimentos das várias empresas construtoras para quem prestam serviço e, de uma forma geral nós sabemos que isto é improdutivo pois, estas empresas perdem muito mais tempo se adaptando ou 'lembrando' o procedimento de cada cliente.
Neste sentido, o SADP também é uma ótima solução pois, o mesmo projetista poderá estar cadastrado como Usuário de várias empresas construtoras, Clientes no sistema SADP. Os procedimentos únicos que serão adotados pelas empresas construtoras, também serão únicos para os projetistas.

Outro ponto importante são as reuniões do projeto. Estamos trabalhando para que poçam ser 'agendadas' reuniões pelo Cliente, dono da conta SADP, selecionando entre os vários usuários (projetistas) que estão habilitados no projeto. Esta reunião poderá ser uma reunião inicialemente virtual aonde cada participante estará em seu escritório, em frente ao computador, com uma câmera de vídeo e microfone participando de uma vídeo conferência. Já existem softwares para transformar o som que está sendo transmitido em um arquivo MP3 de pequeno tamanho e, da mesma forma, existem softwares que tem capacidade de redigir (escrever o texto) a partir de um arquivo de voz. Desta forma, teremos em um futuro não muito distante, geração de atas pelo sistema que poderão da mesma forma que os arquivos de projeto serem cadastradas e disponibilizadas aos participantes.
A vídeo conferência já é viavel tanto em termos de recursos para os vários participantes como recursos de interNet para gerenciar estas várias imagens porém, o que impede o pleno êxito do procedimento, é a velocidade das linhas telefônicas para a transmissão de imagem.

UNIFORMIZAÇÃO DE ARQUIVOS

Há quatro anos, escrevemos um artigo com relação à uniformização dos padrões de desenho em arquivos,
CAD, Desenhar x Projetar que está disponível em Grupos de Debate.
Muitas empresas de construção e de projeto já estão avançadas em obter uma padronização interna de procedimentos de desenho CAD (nome de layers, escala, informações, etc) porém, não existe ainda nenhum trabalho concreto com relação a uma uniformização global que seja seguida ou sirva como orientação para a grande maioria das empresas de construção e projeto no Brasil.
Qual o futuro que estamos trabalhando no SADP ?
É viável e estamos trabalhando para isto, permitir que o Cliente da conta SADP ou mesmo um Usuário habilitado do projeto, tenha recursos de visualizar simultaneamente pelo browser, vários arquivos de desenho (interferências) sem que seja necessário efetivar a leitura (download) destes vários arquivos. Da mesma forma, em uma reunião virtual aonde o Cliente e os vários Usuários estarão conectados e trocando som e imagem, poderemos ter um campo de Imagem DWF (Drawing Chat Room) aonde alguns arquivos de desenho estarão sendo mostrados sobrepostos.


Maiores informações poderão ser obtidas no endereço em ...
Apresentação
Uma Solução Completa de Armazenamento
Passado, Presente e Futuro

Informações sobre custo de armazenamento poderão ser encontradas no endereço
http://www.sistrut.com.br/sadp/Custos.html

Manual de Utilização do sistema poderá ser encontrado no endereço
http://www.sistrut.com.br/sadp/MensagemCliente.txt


SISTRUT Software e Tecnologia
http://www.sistrut.com.br

mailing@sistrut.com.br
suporte@sistrut.com.br
Rua Juquis, 273
Moema São Paulo SP
04081-010 BRASIL
tel +55 (11) 5533-2270 5535-1331
fax +55 (11) 5543-2121